LEIA O TEXTO:
EM 1824, FREI CANECA CRITICOU A CONSTITUIÇAO OUTORGADA POR D.PEDRO1 DIZENDO QUE O PODER MODERADOR ERA A CHAVE MESTRA DA OPRESSAO DA NAÇAO BRASILEIRA E QUE A CONSTITUIÇAO NAO GARANTICA A IDEPENDENCIA DO BRASIL, AMEAÇAVA SUA INTEGRIDADE E ATACAVA A SOBERANIA DA NAÇAO.
(BASEADO EM FREI CANECA, CRITICA DA CONSTITUIÇAO OUTORGADA. IN ENSAIOS POLITICOS. RIO DE JANEIRO: EDITORA DOCUMENTARIO, P.70-75)
A)DEFINA O PODER MODERADOR.
B) OQUE FOI A CONFEDERAÇAO DO EQUADOR, DA QUAL FREI CANECA PARTICIPOU?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)DEFINA O PODER MODERADOR.
O poder moderador previsto na constituição de 1824 dava ao imperador alguns poderes de fazer ações dentro do governo sem ser responsabilizado ou contra medidas que o mesmo não achava boas. Ele poderia: aprovar ou revogar leis, dissolver a assembleia, nomear e demitir livremente os ministros, modera ou pondera penas.
Tudo que o poder moderador pode fazer esta descrito do Art 98 ao 101.
B) O QUE FOI A CONFEDERAÇAO DO EQUADOR, DA QUAL FREI CANECA PARTICIPOU?
A Confederação do Equador foi um levante ocorrido em julho de 1824, mesmo ano da constituição, que iam contra a esse poder autoritário que a constituição de 1824 impunha aos brasileiro e também a forma em que essa a mesma foi feita, vinda do imperador para o povo.
Tinha a ideia de se separarem do Brasil, ser um espaço independente e até mesmo pediram ajuda as EUA para consolidarem esse feito.
Explicação: