História, perguntado por guilhermemotag241, 8 meses atrás

Leia o texto e responda a questão.

É bem verdade que sempre que os fascistas chegaram ao poder, os capitalistas, em sua maioria, se adaptavam a eles como a melhor solução não-socialista então disponível [...] Não há dúvida que as vantagens mútuas de fato existiam. O capitalismo e o fascismo tornaram-se aliados práticos (embora não inevitáveis, e nem sempre confortáveis).

Fonte: PAXTON, Robert O. A anatomia do fascismo. São Paulo: Paz e Terra, 2007. p. 338

Com base na leitura o texto acima e dos seus conhecimentos sobre a relação entre o capitalismo e o fascismo/nazismo, pode-se afirmar o seguinte:

1: A perseguição ao comunismo e o apoio dos capitalistas alemães após a crise de 29, confirmam o que Paxton afirmou acima, tanto que a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), teve como causas a expansão do capitalismo alemão e italiano por todo o mundo.

2:Tanto o fascismo quanto o nazismo cooptaram o apoio das massas, controlaram o movimento sindical, exterminaram praticamente os comunistas e isso facilitou, com a intervenção estatal, um grande crescimento industrial, tal como foi na Alemanha.

3:Roberto Paxton afirma que o capitalismo e o fascismo eram complementares, contudo, pode-se contestar essa afirmação pois a URSS tinha algumas características fascistas, como a intervenção do Estado na economia, portanto era impossível fazer relação devido ao socialismo soviético.

4:O capitalismo e o fascismo se complementam à medida que o principal inimigo é o socialismo e consequentemente a URSS. Não à toa, no texto acima Robert Paxton afirma que os capitalistas não viam vantagens com a ascensão de regimes fascista. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por tatianecartaxo
0

Resposta:

A perseguição ao comunismo e o apoio dos capitalistas alemães após a crise de 29, confirmam o que Paxton afirmou acima, tanto que a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), teve como causas a expansão do capitalismo alemão e italiano por todo o mundo.

Explicação:

Perguntas interessantes