Português, perguntado por deadbiel17p6zgdu, 10 meses atrás

Leia o texto e responda à questão.
Adolescência

Fase da vida? Faixa etária? Construção social?
Afinal, o que é Adolescência?

Se buscarmos a definição de adolescência, vamos descobrir que a origem da palavra vem do Latim “ADOLESCENTIA”, que significa período da vida humana entre a infância e a fase adulta. Vamos encontrar ainda quem defina adolescência como uma fase natural da vida marcada pelas transformações biológicas e comportamentais. Alguns pesquisadores vão entender e descrever a adolescência como um processo de construção social e histórico como sugerido no artigo “Adolescência como uma construção social – Ana Bock”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que
começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em
três fases:

• Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
• Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos
• Juventude – dos 15 aos 24 anos.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)considera a adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos, sendo referência, desde 1990, para criação de leis e programas que asseguram os direitos desta população.
Como vimos, são muitas as definições que tentam explicar a adolescência. Algumas definições utilizam conceitos (embasados em estudos da psicologia, da educação, da filosofia, da medicina etc), outras definições utilizam recortes etários como é o caso da OMS. É importante saber que os conceitos existem e atendem a objetivos específicos de programas, pesquisas e políticas públicas. Entretanto não podemos reduzir esse período do desenvolvimento humano aos conceitos que os caracterizam, exatamente porque estamos falando de seres humanos, não é mesmo?
O que sabemos atualmente, é que a adolescência é o resultado de uma construção social, significada historicamente, que hoje se caracteriza, por exemplo, pela ampliação da tutela dos(as) filhos(as) em suas famílias. Ou seja, observando o contexto social, econômico e cultural do momento que vivemos hoje, os/as adolescentes, em geral, precisam de um período maior de estudos e de capacitação profissional para entrada no mercado de trabalho, o que exige deles e delas um tempo maior de dependência das famílias. Não podemos negar também que este período é marcado pelas transformações biológicas e comportamentais. E são essas mudanças que, muitas vezes, determinam a maneira como a sociedade olha para os(as) adolescentes e cria formas de agir com eles e elas, como por exemplo: a proibição do trabalho antes dos 16 anos, a tutela dos pais até os 18 anos, todo adolescente é “aborrescente” e tantas outras formas que acabam caracterizando, ou melhor, rotulando esse período da vida.
Esta discussão, sobre a construção histórica do conceito de adolescência, é importante porque possibilita a mudança de olhar para a própria adolescência e para o/a adolescente. É importante desconstruir a visão de adolescência como uma fase de crise e olhar criticamente para o perfil rotulado do adolescente visto como “aborrecente”, intolerante, irresponsável, rebelde etc. Nossa proposta, já que falamos de construção social, é construirmos uma nova visão em relação aos/as adolescentes e adotarmos comportamentos que promovam a sua participação nos vários espaços da sociedade, entendendo que os(as) adolescentes são sujeitos de direitos e de responsabilidades!
[...]
Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2020.

O tema do texto é a:
(1 Ponto)
13Leia o texto e responda às questões.

As formigas
Lygia Fagundes Telles

[...]
Voltei tarde essa noite, um colega tinha se casado e teve festa. Vim animada, com vontade de cantar, passei da conta. Só na escada é que me lembrei: o anão. Minha prima arrastara a mesa para a porta e estudava com o bule fumegando no fogareiro.
— Hoje não vou dormir, quero ficar de vigia — ela avisou.
O assoalho ainda estava limpo. Me abracei ao urso.
— Estou com medo.
Ela foi buscar uma pílula para atenuar minha ressaca, me fez engolir a pílula com um gole de chá e ajudou a me despir.
— Fico vigiando, pode dormir sossegada. Por enquanto não apareceu nenhuma formiga, não está na hora delas, é daqui a pouco que começa.
Examinei com a lupa debaixo da porta, sabe que não consigo descobrir de onde brotam?
[...]

TELLES, Lygia Fagundes. As formigas. In: Histórias de Mistérios. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 2004. p. 16.

O texto “As Formigas” é um conto e possui como características:
(1 Ponto)
a) a definição da palavra adolecencia
b) divisão em tres fazes do periodo da juventude
c) construção do historico-social do conceito de adolecencia
d) participação dos jovens nos vários espaços da sociedade


deadbiel17p6zgdu: A RESPOSTA ERA C , EU ERREI ;-;

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandaujuarapa60ch
149

Preciso muito dessa responda gente


josimeira1412: resposta b
carlosguilhermeschol: resposta a
camiladesouzarocha25: e a ou b
adrielhenriquepereir: B ou A
Respondido por leandraoliveira30
70

Resposta:A

Explicação

Perguntas interessantes