Leia o texto, e responda.
2- Tomando como base a passagem lida, que relação pode ser estabelecida entre a linguagem adotada por Barreto e os temas por ele abordado ?
Acabava de entrar em casa do Major Quaresma o Senhor Ricardo Coração dos Outros, homem célebre pela sua habilidade em cantar modinhas e tocar violão. Em começo, a sua fama estivera limitada a um pequeno subúrbio da cidade, em cujos “saraus” ele e seu violão figuravam como Paganini e a sua rabeca em festas de duques; mas, aos poucos, com o tempo, foi tomando toda a extensão dos subúrbios, crescendo, solidificando-se, até ser considerada como cousa própria a eles. Não se julgue, entretanto, que Ricardo fosse um cantor de modinhas aí qualquer, um capadócio. Não: Ricardo Coração dos Outros era um artista a freqüentar e a honrar as melhores famílias do Méier, Piedade e Riachuelo. Rara era a noite em que não recebesse um convite. Fosse na casa do Tenente Marques, do Doutor Bulhões ou do “Seu” Castro, a sua presença era sempre requerida, instada e apreciada. O Doutor Bulhões, até, tinha pelo Ricardo uma admiração especial, um delírio, um frenesi e, quando o trovador cantava, ficava em êxtase. “Gosto muito de canto”, dizia o doutor no trem certa vez, “mas só duas pessoas me enchem as medidas: o Tamagno e o Ricardo.” Esse doutor tinha uma grande reputação nos subúrbios, não como médico, pois que nem óleo de rícino receitava, mas como entendido em legislação telegráfica, por ser chefe de seção da Secretaria dos Telégrafos. Dessa maneira, Ricardo Coração dos Outros gozava da estima geral da alta sociedade suburbana. É uma alta sociedade muito especial e que só é alta nos subúrbios. Compõe-se em geral de funcionários públicos, de pequenos negociantes, de médicos com alguma clínica, de tenentes de diferentes milícias, nata essa que impa pelas ruas esburacadas daquelas distantes regiões, assim como nas festas e nos bailes, com mais força que a burguesia de Petrópolis e Botafogo. Isto é só lá, nos bailes, nas festas e nas ruas, onde se algum dos seus representantes vê um tipo mais ou menos, olha-o da cabeça aos pés, demoradamente, assim como quem diz: aparece lá em casa que te dou um prato de comida. Porque o orgulho da aristocracia suburbana está em ter todo o dia jantar e almoço, muito feijão, muita carne-seca, muito ensopado - aí, julga ela, é que está a pedra de toque da nobreza, da alta linha, da distinção. Fora dos subúrbios, na Rua do Ouvidor, nos teatros, nas grandes festas centrais, essa gente míngua, apaga-se, desaparece, chegando até as suas mulheres e filhas a perder a beleza com que deslumbram, quase diariamente, os lindos cavalheiros dos interminá- veis bailes diários daquelas redondezas.
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Olá, tudo bom? Vou te ajudar nessa questão?
O trecho apresentado é do romance "Triste fim de Policarpo Quaresma", de autoria de Lima Barreto.
O romance fala da vida de um homem cujo patriotismo causa estranheza nas pessoas à sua volta. Situado no final do século XIX, a história aborda temas relacionados aos primeiros anos da República no país, trazendo muitas denúncias sociais como clientelismo, interesses pessoais e políticos, injustiça social, etc.
Conforme descrito no trecho, o prestígio atribuído às famílias da "alta sociedade" de Piedade, Riachuelo e Méier, por onde Ricardo Coração dos Outros circulava, se articula diretamente com a linguagem adotada pelo autor.
Ao falar de uma "aristocracia suburbana", o registro formal adequa-se ao propósito do trecho de apresentar a "nata" suburbana em tom de ironia.
O trecho apresentado é do romance "Triste fim de Policarpo Quaresma", de autoria de Lima Barreto.
O romance fala da vida de um homem cujo patriotismo causa estranheza nas pessoas à sua volta. Situado no final do século XIX, a história aborda temas relacionados aos primeiros anos da República no país, trazendo muitas denúncias sociais como clientelismo, interesses pessoais e políticos, injustiça social, etc.
Conforme descrito no trecho, o prestígio atribuído às famílias da "alta sociedade" de Piedade, Riachuelo e Méier, por onde Ricardo Coração dos Outros circulava, se articula diretamente com a linguagem adotada pelo autor.
Ao falar de uma "aristocracia suburbana", o registro formal adequa-se ao propósito do trecho de apresentar a "nata" suburbana em tom de ironia.
MateusDoSAlves:
Vlw :33
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