Leia o texto e observe a tabela. As informações abaixo foram extraídas do relatório anual (referente ao ano de 2019) do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no qual é possível identificar os melhores e os piores países posicionados no ranking.
O documento mostra o IDH em 2019 para 189 países e territórios reconhecidos pela ONU. A Noruega lidera, com IDH 0,957. Quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento humano do país. Em seguida estão Irlanda (0,955), Suíça (0,955) e Hong Kong (0,949). O pior colocado é o Níger (0,394).
O IDH brasileiro é de 0,765. Apesar de estar mais abaixo na tabela, o Brasil teve evolução de 0,003 com relação ao IDH anterior. De acordo com o Pnud, o Brasil apresenta “crescimento lento”.
Disponível em: . Acesso em: 04 de jan. 2021.
A partir das informações apresentadas no texto e na tabela, é correto afirmar que
A
o predomínio de países europeus entre os mais bem posicionados no ranking é justificado pelo fato de o indicador se basear no cálculo de produção anual de riqueza.
B
entre os países com IDH baixo há um predomínio de nações africanas, reflexo de suas elevadas taxas de mortalidade infantil, o que acarreta um baixo crescimento populacional.
C
algumas das maiores economias do mundo, como República Popular da China e Estados Unidos, não aparecem nas melhores posições do IDH, uma vez que o indicador se pauta em medir a qualidade de vida da população dos países.
D
fatores como o elevado desemprego e o tamanho da dívida externa justificam o fato de países como Níger, Chade e Burundi estarem entre os de piores posições no ranking.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
A) o predomínio de países europeus entre os mais bem posicionados no ranking é justificado pelo fato de o indicador se basear no cálculo de produção anual de riqueza.
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás