Leia o texto e observe a imagem abaixo. Resistência Indígena na História do Brasil [...] Os tapuias, denominação genérica dos povos indígenas do semiárido, não eram uma única nação, possuíam cerca de cem línguas diferentes, segundo padre Simão de Vasconcelos, no Crônica da Companhia de Jesus, de 1663. Apenas no Piauí, há registro de 37 nomes diferentes de grupos indígenas. A ocupação do semiárido nordestino se deu por meio da pecuária extensiva de bovinos. [...] A pecuária ocupava grandes extensões de terra em um contexto de carência de recursos e o gado criado solto tornou-se fonte de satisfação das necessidades alimentares dos indígenas. Os conflitos, portanto, se davam basicamente devido à ocupação da terra. Ataques constantes dos indígenas às fazendas, plantações e povoados do recôncavo baiano resultaram em uma série de expedições punitivas. [...] ALTOÉ, Larissa. Resistência Indígena na História do Brasil. MultiRio, 2021. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2021. Fragmento. Dança de indígenas tapuias, Albert Eckhout, 1630-54  MULTIRIO. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2021. Com base nesse texto e nessa imagem, a atitude dos indígenas Tapuias em relação às propriedades dos fazendeiros representa um ato de resistência à chegada de diferentes animais e técnicas agrícolas às terras dos nativos. formação de aldeias que tinham aliança militar com os jesuítas. organização política e social estabelecida pelos colonizadores portugueses. religiosidade vinda de aldeias com outras formações culturais. < ANTERIOR REVISAR PRÓXIMO >
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra c
Explicação:
Confia
A atitude dos indígenas Tapuias em relação às propriedades dos fazendeiros representa um ato de resistência à organização política e social estabelecida pelos colonizadores portugueses. Alternativa C.
Os Tapuias receberam tal nomeação por serem diferentes dos Tupis encontrados no litoral, de menor estatura, falantes de outros dialetos e tendo um estilo de vida baseado na lida com a terra em territórios mais ao centro do Brasil.
Sua resistência quanto às imposições dos colonizadores se fundamentava na vontade de manutenção do seu estilo de vida, ou seja, não desejavam abandonar sua vida natural e aderir aos costumes lusitanos para o trabalho e em relação à fé.
Como o texto expõe, foram descobertos graças às atividades pecuárias desenvolvidas pelos europeus e também tiveram suas terras invadidas para o desenvolvimento da atividade, o que ocasionava ainda mais conflitos.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/23404361
Bons estudos!