Leia o texto e faça o que se pede. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de pele é o mais fre- quente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos re- gistrados no país. Embora o Sol seja muito importante para a saúde, a expo- sição excessiva à luz solar é considerada o principal fator de desenvolvimento da doença, pois os raios ultravioleta, quan- do atingem as camadas mais profundas da pele, podem alterar suas células.
a) De acordo com o texto, a pele é o ór- gão mais afetado pela radiação solar.
b) Indique quais medidas preventivas podemos tomar para evitar os danos provocados pelo Sol.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Sim,a pele é o órgão mais afetado pela radiação solar por sempre ficar mais exposta. A pele é um órgão que deve ser tratado com muito cuidado, pois além de revestir todo o nosso corpo, ainda é a principal barreira contra micro-organismos.A exposição excessiva ao sol nos horários não recomendados pode ter consequências desastrosas como eritemas(vermelhidão na pele), queimaduras, manchas como sardas e pintas que podem evoluir para um câncer de pele, que é o tipo de câncer mais comum.
b)Como vivemos em um país cuja latitude beneficia a incidência de radiação solar, devemos sempre estar atentos para alguns cuidados a serem tomados, como:
● Ao se expor ao sol, utilize chapéu e óculos escuros certificados;
● Sempre que sair de casa, mesmo nos dias nublados, passe protetor solar com fator de proteção (FPS) 15 no mínimo;
● Se for praticar atividades ao ar livre, proteja-se do sol com o uso do protetor solar, que deverá ser reaplicado a cada 2 horas;
● Evite se expor ao sol nos horários entre 10 e 16 horas;
● Quando estiver na praia ou na piscina, não se exponha ao sol nos horários não recomendados e lembre-se de que, mesmo à sombra, é importante o uso de filtro solar, pois a areia e a água refletem a luz, causando queimaduras mesmo na sombra.
Explicação:
Espero ter ajudado :)