Filosofia, perguntado por borboletinhaserelepe, 4 meses atrás

Leia o texto e em seguida escreva seu entendimento sobre ele:

Bom, mas em que, exatamente, se apoia esse sentido da expressão "maquiavélico"? Seria esse sentido a tradução perfeita daquilo que Maquiavel defendia, enquanto filósofo e conhecedor da vida política dos diversos reinos italianos do século XV? Ou então seria ele simplesmente uma invenção daqueles que não conhecem a obra desse autor?

Na verdade, não é tão simples assim. A expressão "maquiavélico" remete a uma redução e deformação da obra do autor italiano; ou seja, não é pura invenção e se apoia numa interpretação apressada de seus escritos, e está, portanto, longe do sentido filosófico e político correto de sua obra. Assim, nossa primeira preocupação ao estudar esse autor é refletir criticamente sobre essa expressão e perceber que, apesar de nos dar algumas dicas sobre a obra de Maquiavel, seu sentido é bem mais complexo do que pode aparentar inicialmente.

Para entender isso mais adequadamente, leia a citação abaixo: nela, você irá encontrar uma frase de O Príncipe (1513), em que Maquiavel defende que um governante alterne suas atitudes segundo as situações que enfrentar:

É necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 69.

Repare que, de fato, à primeira vista a frase reforça aquele sentido que encontramos na página anterior. Porém, como veremos em nossos estudos hoje, ela se insere em um conjunto de reflexões sobre o ambiente político da Península Itálica no período e sobre as atitudes adequadas à vida política que são muito mais complexas do que a mera defesa do estrategismo frio e ambicioso. Do contrário: a grande questão de Maquiavel é compreender qual é a forma mais justa e adequada de agir na esfera política – campo onde as decisões são complexas demais para se fiarem em uma moral religiosa e, muito menos, em gestos sem reflexão.

É por esse pensamento inovador, distante da visão religiosa que ainda influenciava os pensadores do período, que a obra de Maquiavel é tão importante para nós: ele irá inaugurar em seus escritos um tipo de pensamento realista, em que muitos estudiosos contemporâneos identificarão as primeiras bases para a Ciência Política. Todavia, para analisar a obra de Maquiavel e entender como isso se dá, precisamos primeiro compreender o contexto onde ele se insere e de onde elabora seus escritos.

Por isso, antes de nos aprofundarmos em seus escritos, iremos conhecer um pouco mais de sua vida no contexto histórico da Europa e dos diversos reinos italianos do final da Idade Média e do início da Idade Moderna – período marcado por diversas transformações políticas, econômicas e sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferreirasilvasofia32
1

Essa é uma questão subjetiva, mas eu espero que minha resposta ajude.

R= O texto fala sobre o pensador Maquiavel e a forma como suas obras foram interpretadas pelo público no século XV, além disso o texto procura explicar as ideias de Maquiavel para que não se tenha uma visão diferente do que ele ( Maquiavel ) acredita e compartilha. Além de buscar informar futuramente, atrás de mais estudos sobre, a ideias e a história de Maquiavel.

Perguntas interessantes