Administração, perguntado por 1830370, 1 ano atrás

Leia o texto e, em seguida, e responda às perguntas 1 e 2.

Imagine que você vive em uma pequena cidade que tem como atividade econômica a agricultura. Como quase todo mundo na cidade, você é um fazendeiro com um pequeno rebanho de vacas e um pequeno rebanho de ovelhas. E, como todo mundo, você deixa seus animais pastarem na área gramada no meio da cidade, uma área a que todos se referem como a cidade comum.
Um dia você está trabalhando no campo, e seu trator bate em algo duro. Você começa, então, a cavar para investigar e descobrir o que é. Depois de muito cavar, descobre que encontrou um tesouro enterrado! De repente, além de morar em uma casa muito maior, agora você pode comprar um rebanho muito maior de gado. Ao mesmo tempo, você ainda está usando a cidade comum. Esta não é grande o suficiente para seus novos animais e todos os animais de propriedade de seus colegas agricultores, por isso provoca uma bagunça. Os outros agricultores querem puni-lo por fazer isso.


Sinalizar esta pergunta
Pergunta 1 1 pts
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:

Essa situação caracteriza uma falha de mercado e precisará da intervenção do governo.
O mercado sempre se autorregula, não necessitando da intervenção do governo.
O fazendeiro poderá usar normalmente a cidade comum, pois não atrapalhará os demais fazendeiros.
É correto o que se afirma em:

I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por alessandramach
5

A alternativa correta é a II, apenas.

A situação apresentada no enunciado pode ser caracterizada como uma falha de mercado, uma vez que um dos agricultores, mesmo tendo recursos disponíveis, continua utilizando a mesma "fatia" reduzida de mercado que os outros colegas (concorrentes), provocando uma espécie de saturação.

Nesse contexto, é importante compreender que o mercado, em si, é como se possuísse uma "mão invisível" que busca o seu próprio equilíbrio, de acordo com um dos princípios da Economia.

Desse modo, não há necessidade da intervenção do Governo ou de outro ente sobre ele, uma vez que o mercado se autorregula sozinho.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes