Leia o texto e as afirmativas a seguir:
A unidade interna do Império não tardou a ruir, no meio de guerras civis de sucessão e de uma crescente regionalização da classe
aristocrática que a mantinha. [...]. Ataques externos selvagens e inesperados, surgidos de todos os pontos cardeais, da terra e do mar, de vikings, sarracenos [árabes] e magiares, pulverizou todo o sistema para-imperial de governação dos condes que ainda subsistem.
ANDERSON, P. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Porto: Afrontamento, 1982. p. 156.
I. Após a morte de Carlos Magno, o império carolíngio não conseguiu manter a unidade política. Os nobres que antes respondiam a um poder central foram aumentando sua autonomia local;
II. As invasões vikings, árabes e magiares reforçaram a tendência de regionalização do poder e "fecharam" o continente europeu, dificultando contatos com outras regiões.
III. À medida em que aumentaram seu poder, os condes e marqueses da era carolíngia fizeram alianças com os árabes e aumentaram o comércio com outras regiões da Europa.
Considerando o texto e o que você estudou sobre a Europa entre os séculos Ve X, são corretas as afirmativas
A) I e ll
B) Il e III
C) l e lII
D) I, Il e III
WillianHeinzLeite:
a b) não é!
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta:
Letra A) I e II
O texto descreve o fato dos sucessores de Carlos Magno não terem conseguido manter o poder centralizado e o território do antigo império carolíngio intacto. Menciona a fragmentação do poder (expressa na afirmativa I) e faz referência às invasões de vikings, árabes e magiares que debilitaram ainda mais o antigo império e reforçaram os poderes locais. Além disso, foi estudado que as novas invasões cercaram a Europa, dificultando os contatos com outras regiões (afirmativa II)
Explicação:
Gabaritei
Respondido por
0
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás