Leia o texto "Diferenças entre Redação e Produção de Textos" e assinale a alternativa verdadeira:
Diferenças entre Redação e Produção de Textos
No campo da educação brasileira, parece que certas mudanças só acontecem depois de validadas pelo vestibular. A instituição é ainda a grande responsável por decidir conteúdos e nomenclaturas que devem ser aprendidos pelos alunos: basta ver o caso das disciplinas de artes e filosofia, por exemplo. Apesar de constarem há muito tempo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), essas áreas só passaram a ser “levadas a sério” após serem exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em provas de grandes universidades públicas. Apenas a partir de então começaram a ser ministradas em cursinhos preparatórios e adquiriram o status de disciplina que é cobrada em provas.
A distinção entre “redação” e “produção de textos” é debatida faz anos entre os teóricos do texto. Contudo, enquanto os vestibulares e demais exames de grande alcance não fizerem sua opção pela nomenclatura “Produção de Textos”, a diferença entre as duas abordagens não será de conhecimento de muitos professores de português.
Li recentemente a tese de mestrado de Mônica Cruz, intitulada “A produção textual no nível médio: uma análise das condições de produção”, que é excelente em mostrar o contraste entre um professor de Redação e um professor de Produção de Textos. Ao longo de sua observação de classes, a autora confessa que só conseguiu assistir a aulas tradicionais (Redação) – o conceito de Produção de Textos acabou ficando no plano do ideal.
[...].
Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2016.
Segundo o texto, há uma distinção, na prática dos professores, entre a "redação" e a "produção textual".
Conforme o texto, os concursos importantes do Brasil costumam propor a "produção textual" e não a "redação" em suas provas.
No trabalho de mestrado citado no texto, a autora confessou que só foi assistir às aulas de redação devido à delimitação de seu trabalho.
O parágrafo introdutório do texto exemplifica, com outras disciplinas, a razão de, na prática, ainda não se distinguir "redação" e "produção textual".
Os concursos importantes do Brasil não influenciam as práticas didáticas e metodológicas dos professores, segundo o texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Alguém sabe a resposta?
Respondido por
12
Acredito ser a letra D, O parágrafo introdutório do texto exemplifica, com outras disciplinas, a razão de, na prática, ainda não se distinguir "redação" e "produção textual".
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás