História, perguntado por gabilina, 1 ano atrás

As reformas bourbonicas que tiveram lugar na America espanhola no seculo XVIII a partir de 1740 e as guerras napoleônicas do inicio do seculo XIX representaram:

A) Causas assim consideradas pela totalidade dos historiadores dos movimentos de independência do seculo XIX.

B) Para alguns as primeiras representaram uma causa da independência para outros estreitaram as relações das colonias com a metrópole e envolveram a modernização da America espanhola ja as segundas foram para todos as causas da independência.

C) Tanto umas quanto outras são consideradas pelo conjunto dos historiadores como fatores secundários na deflagração do processo de emancipação da America espanhola.

D) As primeiras devem ser consideradas como causas da independência por que significaram um aumento da fiscalização e repressão metropolitanas sobre as atividades econômicas nas áreas coloniais que não estivessem voltadas para a exportação criando também novas formas de submissão politica da elite criolla aos peninsulares.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1
Bom dia, Gabi!

Apesar de eu achar arriscado afirmar qualquer coisa que envolva "totalidade", é válido notar que se considera, sim, de modo genérico, as Guerras Napoleônicas como causas mais diretas da Independência das colônias espanholas. As Reformas Bourbônicas, apesar de visar o estreitamento e a centralização, acabaram instigando o desejo de independência por parte dos criollos, também.

Acredito, então, que a resposta correta é a letra D) As primeiras devem ser consideradas como causas da independência por que significaram um aumento da fiscalização e repressão metropolitanas sobre as atividades econômicas nas áreas coloniais que não estivessem voltadas para a exportação criando também novas formas de submissão politica da elite criolla aos peninsulares, visto que não generaliza a opinião dos historiadores. 

Um abraço!
Perguntas interessantes