Leia o texto de Lygia Fagundes, “ A disciplina do amor”. Dentre os mecanismos de coesão utilizados no texto, estude atentamente apenas QUATRO deles.
Em seguida, comente os QUATRO mecanismos de coesão analisados por você.
TEXTO : A DISCIPLINA DO AMOR
Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro, não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!), as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando? Uma tarde (era inverno), ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor.
ESCREVA AQUI SUA ANÁLISE DOS QUATRO PROCEDIMENTOS COESIVOS DO TEXTO “ DISCIPLINA DO AMOR”
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O que torna um texto coerente? Dê exemplos.
R: Coerência significa apresentar algo lógico, racional. Portanto, para um texto ser coerente, deve-se apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, onde as mesmas devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara. Quando se tem o objetivo de apresentar uma ideia, deve-se apresentar os fatos e consequentemente, desenvolve-los com informações, gerando e apresentando um texto completo.
2) O que é Coesão? Por quais meios linguísticos podemos garantir a coesão de um texto? OU AINDA: Como estabelecer a coesão de um texto? Esclareça detalhadamente os mecanismos de coesão textual. Dê exemplos.
R: Coesão textual é a conexão e harmonia entre os elementos textuais. A coesão é gerada através de preposições, de conjunções, de alguns advérbios e de locuções adverbiais.
Para garantir a coesão, o texto deve conter alguns elementos fundamentais. Esses elementos coesivos permitem que sejam feitas as articulações e ligações entre as diferentes partes do texto, bem como a sequência de ideias do mesmo. Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases.
Exemplo: O funcionário foi advertido por sua falta. Caso isso volte a acontecer, ele será demitido.
3) Leia o texto de Lygia Fagundes, “A disciplina do amor”. Dentre os mecanismos de coesão utilizados no texto, estude atentamente apenas QUATRO deles. Em seguida, comente os QUATRO mecanismos de coesão analisados por você.
R: Mecanismos estudados: coesão por referência (anáfora), coesão por substituição, coesão por elipse e coesão por referência (catáfora).
Coesão por referência (anáfora): É o vínculo que existe entre palavras, orações e as diferentes partículas do texto por meio de um referente. Anáforas (usada para se referir aos termos já citados no texto). Exemplo do texto: “As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando? Uma tarde (era inverno), ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.”
Coesão por substituição: A coesão por substituição emprega palavras e expressões que retomam termos por meio da anáfora. Exemplo do texto: “A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos.”
Coesão por elipse: Esse tipo de coesão ocorre quando há a omissão de algumas palavras sem que o entendimento das ideias da oração seja comprometido. Exemplo do texto: “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina...”
Explicação: