Leia o texto de Fernando Pessoa dado a seguir:
AUTOPSICOGRAFIA
O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Sobre o texto "Autopsicografia", lido como um poema metalinguístico, é correto dizer que:
a. Apresenta o processo de criação poética como uma mentira, um fingimento com vistas a iludir os cidadãos comuns, os que leem, e distanciá-los da verdade mantendo-os na ignorância, na dor que eles não têm.
b. Consiste no reconhecimento de que não se pode chegar a uma verdade, haja vista que tanto quem escreve quanto quem lê têm suas próprias dores que não podem ser materializadas no texto tais como foram sentidas.
c. Apresenta o processo de criação literária como aquele que mais se aproxima da verdade, pois o poeta é um fingidor que finge o que sente deveras, ou seja, de verdade.
d. Descaracteriza a arte como coisa séria ao metaforizar o poema por meio de um comboio de corda, ou seja, um brinquedo de criança que gira nas calhas de roda, nos trilhos.
e. Apresenta a razão, as calhas de roda, em que gira o comboio de corda, como o elemento mais importante do processo de criação poética.
Soluções para a tarefa
Respondido por
87
Resposta correta é a B- Consiste no reconhecimento de que não se pode chegar a uma verdade, haja vista que tanto quem escreve quanto quem lê têm suas próprias dores que não podem ser materializadas no texto tais como foram sentidas.
Respondido por
25
Resposta Selecionada:
b.
Consiste no reconhecimento de que não se pode chegar a uma verdade, haja vista que tanto quem escreve quanto quem lê têm suas próprias dores que não podem ser materializadas no texto tais como foram sentidas.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás