Leia o texto de Arnaldo Antunes.
As pedras são muito mais lentas do que os animais. As plantas exalam mais cheiro quando a chuva cai. As andorinhas quando chega o inverno voam até o verão. (...) Os peixes quando nadam juntos formam um cardume. As larvas viram borboletas dentro dos casulos. Os dedos dos pés evitam que se caia. Os sábios ficam em silêncio quando os outros falam. As máquinas de fazer nada não estão quebradas. Os rabos dos macacos servem como braços. Os rabos dos cachorros servem como risos. As vacas comem duas vezes a mesma comida. As páginas foram escritas para serem lidas. (...) As baleias vivem na água mas não são peixes. Os dentes quando a gente escova ficam brancos. Cabelos quando ficam velhos ficam brancos. (...) Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Nem todas as respostas cabem num adulto.
ANTUNES, Arnaldo. Tudos. São Paulo: Iluminuras, 1990.
E aí? Gostou do texto? Você percebeu que Arnaldo Antunes criou um texto com pedras, animais, aves, peixes, plantas, homens, palavras, misturando idéias objetivas e impressões subjetivas? Quando escreve, por exemplo, "As baleias vivem na água mas não são peixes", a idéia é objetiva, pois nos dá uma informação. Já na primeira frase do texto, "As pedras são mais lentas do que os animais", há aí um jeito subjetivo (pessoal) de ver a "lentidão" das pedras. Aliás, sabemos que, normalmente, as pedras costumam ficar paradas...
Leia o texto mais uma vez, se possível em voz alta. Tente saborear cada frase...Sinta como o autor, em algumas delas, dá um toque poético ao mundo que nos cerca.
Vamos agora fazer o seguinte: as seis frases que estão no quadro abaixo foram retiradas do texto de Arnaldo Antunes. Algumas delas expressam o jeito subjetivo (pessoal) de o autor ver o mundo,outras expressam uma informação objetiva. Marque um X, na primeira coluna, se a frase expressar um jeito subjetivo de ver o mundo; marque a segunda coluna, se a frase expressar objetividade.
#LivroDoEstudanteENCCEJA
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Deve-se considerar a sequência para a composição da tabela:
- Subjetivo.
- Objetivo.
- Objetivo.
- Subjetivo.
- Objetivo.
- Subjetivo.
Para a classificação, é preciso analisar o tom de realidade nas frases, por exemplo a frase "os peixes quando nadam juntos formam um cardume" apresenta um fato sobre os peixes. Já a frase "Nem todas as respostas cabem num adulto" se apresenta como uma linguagem não literal, pois não é verossímil comparar que respostas caberão em um adulto.
Através da reflexão, as outras frases do quadro poderão ser analisadas.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/22936898
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Psicologia,
10 meses atrás
Contabilidade,
10 meses atrás