Leia o texto com atenção para responder à questão. "Afogados', 'Pina' , 'Santo Amaro', zonas dos mangues, dos 'mocambos', dos operários, dos sem- profissão, dos inadaptados, dos que desceram do sertão na fome e não puderam vencer na cidade, dos rebelados e dos conformados - dos vencidos. Zona dos 'mocambos'. Cidade aquática, com casas de barro batido a sopapo, telhados de capim, de palha e de folhas de flandres." Fonte: CASTRO, J. Documentário do Nordeste. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1959, p. 15-16. O autor do trecho acima, Josué de Castro, descreveu em sua obra as paisagens da cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, em meados do século XX. Os bairros e as paisagens mencionadas descrevem moradias ricas ou pobres? Justifique sua resposta. R:
pfff me respondam me ajudem preciso para agr
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os bairros e as paisagens mencionadas descrevem moradias pobres. O autor relata o processo de "favelização" na cidade. A Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. Trata-se de um problema social, pois tais moradias constituem-se a partir das contradições econômicas, históricas e sociais, o que resulta na formação de casas sem planejamento mínimo, oriundas de invasões e ocupações irregulares.
Explicação:
A problemática da formação de favelas no espaço da cidade está diretamente ligada a dois principais fatores: a urbanização e a industrialização.
A relação entre a industrialização e a formação de favelas situa-se, principalmente, a partir da constituição do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para a cidade. Esse fenômeno é decorrente dos processos de mecanização do meio rural e de concentração fundiária, ou seja, com a industrialização do campo, o homem foi substituído pela máquina e passou a residir e buscar emprego em áreas urbanas.
Além disso, a industrialização das grandes cidades também está diretamente ligada a tal ocorrência. Isso porque as pessoas – e isso é muito evidente no Brasil – passaram a buscar moradia e melhores condições de vida nas principais cidades do país, aquelas com maior industrialização, contribuindo para a sua rápida urbanização e para a ocorrência da macrocefalia urbana.