Leia o texto:
Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências.
Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC. ”.( BRASIl, 2017)
Proposta da Atividade:
Após ler um fragmento da Base Nacional Comum Curricular, citado acima, disserte sobre como podemos avaliar nosso alunado dentro da perspectiva do “saber” e “saber fazer”.
Soluções para a tarefa
Olá!
Em primeiro lugar, as 10 competências da Base Nacional Comum Curricular, se configuram na Educação Fundamental como uma forma importante de socialização e introdução do indivíduo no aprendizado. Podemos destacar:
O conhecimento;
O Pensamento científico, crítico e criativo;
O repertório cultural;
A comunicação;
A cultura digital;
O Trabalho e Projeto de Vida;
A argumentação;
A Autoconhecimento e auto cuidado;
A empatia e a cooperação;
E por fim, a Responsabilidade e cidadania.
Partindo deste ponto, observamos que a avaliação e seus mecanismos devem levar em consideração os aspectos sociais, culturais e até mesmo econômicos dos alunos, para que o ensino seja articulado de maneira inclusiva assim como as avaliações, desde a educação básica com o intuito de estimular e não retroceder seu aprendizado.
Até mais!