Leia o texto abaixo que representa um recorte de trechos dos pontos conclusivos de texto Santos e Pereira (2019).
“Os tomadores de decisões são responsáveis pelos controles e, dado as informações limitadas disponíveis, entendem que os controles são necessários para proteger o patrimônio contra ações indesejadas, mas os efeitos de suas escolhas não são satisfatórios o suficiente para reduzir desempenhos desfavoráveis, reduzir a possibilidade de violação patrimoniais e riscos. [...].
A ineficiência de controles existentes e as falhas de comunicação interna e externa chamam a atenção, dado que podem reduzir a precisão nas projeções da administrativas (FENG; LI; MCVAY, 2009). Foi observado que as deficiências de controles internos estão relacionadas a comunicação, sendo que a falta dela, na elaboração e no repasse dela gera riscos e dificuldades que culminam em impactos negativos na aplicação de controles internos, pois tais escolhas racionais pode conduzir a existência de erros e fraudes ou mesmo de conduta indesejada no estabelecimento de controles internos.
De maneira geral, quando considerando o COSO, os ambientes de controle e comunicação parecem ser as dimensões que mais carecem de atenção dado ao volume de evidências retratadas nessas categorias. A criação de controles ou melhoria de controles existentes, considerando as responsabilidades dos profissionais envolvidos e o processo de desenvolvido e implementação de controles internos dentro de processos resume as contribuições identificadas para os sistemas de controle interno. ”
A qualidade dos controles e suas possíveis ineficiências são preocupações constantes de um profissional da controladoria, dado que a existência de controles ineficazes pode gerar riscos aos processos internos.
Isto posto, pense nas seguintes questões:
a.)Em sua opinião, qual é o papel dos controles internos como mecanismos para mitigar riscos? b.Que preocupações um controller deve ter na hora de estabelecer um controle eficiente?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O termo controle interno consiste no conjunto de procedimentos e técnicas que são usados com o objetivo de realizar uma boa organização na gestão pública, de forma a alcançar a mitigação dos riscos.
Um controller tem uma função fundamental para o processo de tomada de decisões nas organizações, pois realizam a análise e a interpretação de informações contábeis. Fazendo total diferença ao apontar quais melhorias devem ser realizadas.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás