Leia o texto abaixo:
Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua. Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de "bruxa".
Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão.
Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando "bruxa, bruxa!".
(Moacyr Scliar)
2. Marque a alternativa que apresenta a classificação correta quanto ao seu gênero. *
1 ponto
a) narrativo – fábula.
b) narrativo – conto.
c) lírico – poema.
d) épico – conto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- D
2- B
Explicação:
Confia, fiz e deu certo :)
O texto de Moacyr Scliar em questão é um conto, pois se trata de uma narrativa curta que narra memórias. Portanto, letra B.
Como identificamos um conto?
Muitos leitores têm dúvidas sobre os diferentes gêneros textuais. É comum olhar para um texto e se questionar se é um conto ou crônica, por exemplo. Isso porque uma história curta pode gerar um impasse na mente do leitor, deixando-o pensativo sobre sua tipologia.
Basta sempre lembrar: o conto não simplesmente tem início, meio e fim, mas tem um conflito e um desfecho. Os elementos da narrativa estão presentes, há um enredo, um desenvolvimento. Esse é o caso do texto lido na questão: há personagens cativantes, uma história envolta em memórias, situada em um tempo e um espaço.
Aprenda mais sobre contos em: https://brainly.com.br/tarefa/20549056
#SPJ2