Leia o texto abaixo.
Qual a origem do nome dos planetas do Sistema Solar?
Os primeiros a batizar planetas foram os sumérios, povo que ocupava a região da Mesopotâmia (atual Iraque) há 5 mil anos. Eles já haviam identificado cinco “estrelas” que se moviam no céu, enquanto as demais permaneciam paradas, e acreditaram que fossem deuses. De acordo com as características de cada uma, elas ganharam nomes relacionados com as divindades. Séculos depois, os romanos adaptaram os nomes dos planetas de acordo com suas próprias divindades. As cinco estrelas dos sumérios ganharam novos nomes: Enki, a que se movia mais rápido, recebeu o nome de Mercúrio, o veloz mensageiro dos deuses. Vênus, a deusa da beleza, batizou a mais brilhante das estrelas, Inanna. A vermelha Gugalanna, cor do sangue, ganhou o nome de Marte, deus da guerra. Enlil, a maior, foi chamada de Júpiter, nome latino de Zeus, senhor do Olimpo. Ninurta, a mais lenta de todas, cuja movimentação só era percebida pelos mais pacientes, ganhou o nome de Saturno, o deus do tempo. Já o nome da Terra vem do latim antigo. Na época, a palavra já tinha os mesmos significados de hoje: solo, chão, território. Na mitologia romana, a Terra era representada pela deusa Gaia, ligada à fertilidade. Os outros três planetas foram descobertos há relativamente pouco tempo. Urano, descoberto em 1781, ganhou o nome do deus greco-romano que representava o céu. Netuno, visto pela primeira vez em 1846, foi batizado com o nome do deus romano dos oceanos. O planeta mais distante de todos, Plutão, descoberto em 1930, por pouco não se chamou Percival, sugestão da mulher do astrônomo Percival Lowell, que havia previsto a existência do planeta em 1915. Foi a estudante inglesa Venetia Burney, na época com 11 anos, quem sugeriu aos pesquisadores que o astro recebesse o nome do deus romano dos mortos.
Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2014. Fragmento.
Esse texto tem como objetivo
anunciar o surgimento de um novo planeta.
criticar a descoberta do astrônomo Lowell.
divulgar a pesquisa da estudante inglesa.
ensinar sobre metodologia grego-romana.
explicar a origem dos nomes dos planetas.
Soluções para a tarefa
Resposta: É a E)- Explicar a origem dos nomes dos planetas.
Explicação: Pois além de estar no título o texto inteiro só fala basicamente disso, sobre as pessoas que deram nomes dos planetas e quais foram as origem dos nomes.
A alternativa correta sobre o objetivo do texto apresentado é a letra E) explicar a origem dos nomes dos planetas.
O texto apresentado é um texto dissertativo-expositivo, ou seja, tem o intuito de explicar ao leitor sobre determinado assunto, de forma que ele fique bem esclarecido sobre o tema.
O texto dissertativo-expositivo caracteriza-se pela falta de opiniões inseridas nele, isso é, são apenas exposições que objetivam esclarecer e clarear o leitor.
Não há nesse tipo de texto o desejo de convencer o leitor sobre determinado tema, mas sim o de informar. Por isso, não se tem a presença de um ponto de vista.
No caso em questão, o texto objetiva explicar a origem do nome dos planetas, ou seja, evidenciar a história por trás dos termos referentes aos planetas, que têm relação com as divindades dos antigos povos da humanidade.
Veja mais sobre texto dissertativo em:
https://brainly.com.br/tarefa/40391371