Leia o texto abaixo. Primeira Guerra Mundial [. ] A Alemanha encabeçava um movimento conhecido como pangermanismo. Esse movimento nacionalista servia como suporte ideológico para o Império Alemão defender os seus interesses de expansão territorial no começo do século XX. O pangermanismo ainda se expressava nas questões econômicas, pois os alemães pretendiam colocar-se como a força econômica e militar hegemônica da Europa. Na questão nacionalista, havia também o revanchismo francês. Essa questão envolvia os ressentimentos que existiam na França a respeito do desfecho da Guerra Franco-Prussiana, conflito travado entre Prússia e França em 1870 e 1871. A derrota francesa foi considerada humilhante, principalmente por dois fatores: a rendição ter sido assinada na Galeria dos Espelhos, no Palácio de Versalhes, e pela perda da Alsácia-Lorena. [. ] De acordo com esse texto, a Primeira Guerra Mundial teve como uma de suas motivações acordos econômicos entre países declarados rivais. Conflitos nacionalistas entre países. Disputas por territórios religiosos. Distribuição de terras a partir de acordos nacionalistas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma das motivações para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, segundo o texto foi: “ conflitos nacionalistas entre países. ” (alternativa b)
Os nacionalismos e a Primeira Guerra Mundial
A questão nacionalista era uma forma encontrada pelos Estados europeus para manter as populações unidas em torno de uma causa, que beneficiaria o próprio país.
No contexto da Segunda Revolução Industrial, e a maior necessidade de buscar mercados consumidores, os países passaram a ser vistos como rivais um dos outros, sentimentos que eram ampliados pela questão nacionalista.
O pangermanismo e o revanchismo francês representavam formas de tornar os ânimos mais acirrados entre os membros dos países e uma maneira de justificar a preparação para o início da Primeira Guerra Mundial.
As opções para essa questão são:
"De acordo com esse texto, a Primeira Guerra Mundial teve como uma de suas motivações:
acordos econômicos entre países declarados rivais.
conflitos nacionalistas entre países.
disputas por territórios religiosos.
distribuição de terras a partir de acordos nacionalistas."