Estamos vivenciando um cenário em que há um aumento expressivo do número de pessoas infectadas pelo vírus monkeypox, popularmente conhecido como varíola do macaco. Enquanto enfermeiros temos um papel essencial na disseminação das informações corretas. Para isso, você realizará um texto informativo para a comunidade com as principais orientações e precauções que devemos ter com relação à essa doença. Bora estimular nossa criatividade?! ¿
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo a passo:
A MONKEYPOS, popularmente conhecida como doença do macaco ou varíola dos macacos, é uma forma de varíola que pode ser transmitida através do contato de pessoa para pessoa, ou de material contaminado com o vírus. A transmissão entre humanos, ocorre do contato de lesões na pele ou em mucosas, como boca ou garganta. Após o diagnóstico, é necessário o isolamento, monitoramento paliativo de aliviar os sintomas e evitar sequelas. Também é de suma importância que a pessoa use máscara, evite aglomerações até que as feridas na pele desapareçam por completo. Isso diminui o risco de transmitir o vírus adiante e criar cadeias de transmissão na comunidade. Também vale salientar, que o indivíduo infectado fique atento há alguns sinais como: febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor muscular, dor nas costas, calafrios e exaustão. Assim, como o surgimento de lesões na pele, a doença dura de duas a quatro semanas.
As vacinas são a principal forma de prevenção no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que está negociando a compra de vacinas contra a varíola. O Instituto do Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz também estão estudando a possibilidade de fábrica doses no país. Além da vacina, outras formas de prevenção envolvem a vigilância e a identificação rápida de novos casos.
A varíola dos macacos é uma doença que é transmitida pelo vírus monkeypox sendo considerada um tipo de zoonose viral. Os sintomas dessa doença são parecidos com o de uma varíola comum, porém, sendo menos grave. A transmissão ocorre através de contato com fluidos corporais e gotículas de saliva, portanto, a maior forma de prevenção é o distanciamento com pessoas contaminadas.
A varíola dos macacos
O contato próximo com as pessoas contaminadas tem sido a maior causa de contaminação relatada com o surto recente que vem acontecendo. Portanto, o distanciamento social ainda é a melhor de evitar ser contaminado.
Os principais sintomas são:
- Bolhas na pele;
- Dor de cabeça;
- Febre acima de 38,5 ºC;
- Inchaço nos linfonodos;
- Dor muscular.
Atualmente, mais de 16 países já registraram surtos da doença, o Brasil está incluso na lista com mais de 1000 casos confirmados. No entanto, mortes ainda não foram registradas no país.
Para saber mais sobre a varíola dos macacos, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/48420773
#SPJ2