ENEM, perguntado por marcellontc7548, 5 meses atrás

Leia o texto abaixo. Política Indigenista Chamamos de política indigenista as iniciativas formuladas pelas diferentes esferas do Estado brasileiro a respeito das populações indígenas. A política indigenista é orientada pelo indigenismo, conjunto de princípios estabelecidos a partir do contato dos povos indígenas com a sociedade nacional. [. ] No Brasil, desde o século 16, existem instrumentos legais que definem e propõem uma política para os índios, fundamentados na discussão da legitimidade do direito dos índios ao domínio e soberania de suas terras. Esse direito – ou não – dos índios ao território que habitam está registrado em diferentes legislações portuguesas, envolvendo Cartas Régias, Alvarás, Regimentos etc. No período colonial, a política para os índios envolveu extremos – das guerras justas, descimentos e escravização de índios e esbulho de terras às ações missionárias nos Sete Povos das Missões. Já a legislação imperial não é benéfica aos índios, seja pelo Regulamento das Missões de 1845, a lei de terras de 1850 ou as decisões contrárias aos índios de várias Assembleias Provinciais. No século 19, a política para os índios foi marcada pela remoção e reunião de aldeias. [. ] Com base nesse texto, os indígenas ao longo do século XIX foram associados em aldeamentos pela manutenção de sua cultura. Compreendidos como um povo submisso ao governo. Organizados democraticamente no território. Vistos como parte de um acordo econômico internacional

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
0

Os indígenas ao longo do século XIX foram compreendidos como um povo submisso ao governo. Alternativa B.

Malefícios das políticas indigenistas brasileiras

O texto em estudo expõe que no século XIX em razão da legislação imperial, os indígenas foram grandemente injustiçados, já que as determinações oficiais propiciavam disputas de terras que os faziam perder o direito de desfrutar de uma vida em paz nas aldeias.

O exposto é uma crítica que evidencia que as políticas indigenistas brasileiras desde o século XVI eram teoricamente respeitosas aos povos nativos, por estabelecerem que vivessem seguros em contato com o meio natural, porém, a exploração, o escravismo e as guerras partiam justamente daqueles que estavam incumbidos de fiscalizá-los e protegê-los.

A exemplo do SPI, o Sistema de Proteção ao Índio, cuja idealização beneficiou apenas os donos de terras.

Mais sobre as políticas indigenistas: brainly.com.br/tarefa/53031111

#SPJ4

Anexos:
Perguntas interessantes