A avaliação psicológica é uma atividade profissional bastante questionada e controvertida na Psicologia. A avaliação não teve um início que lhe conferisse simpatia, pois começou com a rotulação dos doentes e débeis mentais e foi muito criticada por seus métodos psicofísicos e pela pouca precisão científica de seus resultados. Ainda são presentes os questionamentos acerca da necessidade, ou não, da realização da avaliação psicológica em determinadas áreas de atuação profissional. De qualquer forma, parece inconcebível o fato de que as intervenções ocorram sem que as tenham precedido as avaliações, já que ela é fundamental para uma atuação adequada.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Há controvérsias na comunidade psicológica no que tange aos métodos e técnicas utilizadas por diferentes pesquisadores e avaliadores.
II. Ainda são presentes os questionamentos acerca da necessidade, ou não, da realização da avaliação psicológica em determinadas áreas de atuação profissional.
III. Por ser uma ciência em que muitas orientações teóricas e leituras de homem são possíveis, a Psicologia tem um campo de atuação muito restrito, sobretudo no uso de testes psicológicos.
IV. A avaliação serve para orientar uma ação mais segura e adequada do profissional psicólogo em seu trabalho.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Resposta: Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. (corrigida pelo AVA)
Explicação:
Ao considerar que a Psicologia é uma ciência em que muitas orientações teóricas e leituras de homem são possíveis, e ainda, que há dentro da psicologia uma grande variedade de contextos de atuação do psicólogo, o que exige dele diferentes posturas de acordo com as necessidades específicas, certamente diferentes processos avaliativos são necessários. É compreensível que, de tal subdivisão, decorram diferentes estilos e posturas profissionais e essas diferenças podem trazer contribuições para a área, à medida que estimulam reflexões, discussões e críticas; acredita-se, desta forma, que o resultado disto seja positivo e gere o desenvolvimento. No entanto, destaca-se que ainda são presentes os questionamentos acerca da necessidade, ou não, da realização da avaliação psicológica em determinadas áreas de atuação profissional, sendo esta uma importante batalha a ser vencida, haja vista os inúmeros benefícios que a avaliação pode trazer a seus diversos campos de inserção, tais como escolas, hospitais, empresas, entre outros. Isto porque a avaliação de uma maneira geral, seja ela psicológica, ou não, é de extrema relevância para a tomada de decisões, ou seja, a avaliação serve para orientar uma ação mais segura e adequada do psicólogo no seu trabalho.