Sociologia, perguntado por yassanamarin, 9 meses atrás

Leia o texto abaixo:
Para Weber (1979) a sociologia é a ciência que pretende entender a ação social, interpretando-a, e busca explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos. Segundo Colliot-Thélenè (1995) "a compreensão da ação social, longe de constituir um simples elo da exemplificação causal, é o método específico da sociologia, que daí extrai, por essa razão, sua denominação".
1. Sobre os principais conceitos de Max Weber, marque a alternativa INCORRETA: *

Weber afirma que a sociedade é o resultado das diversas ações entre os indivíduos, e que todos são capazes de agir livremente, de acordo com distintas alternativas à sua escolha.
Weber propõe estudar o indivíduo que vive na sociedade e verificar as “intenções”, “motivações”, “valores” e “expectativas” que orientam as ações do indivíduo na sociedade.
Para Weber, diferente das ciências da natureza não haveria como garantir que uma ação ou fenômeno social ocorrerá sempre de uma determinada forma, já nas ciências humanas isso ocorre porque o ser humano possui “subjetividade”.
De acordo com Weber, a sociologia deve desenvolver uma investigação que permita verificar como a sociedade condiciona os indivíduos.
Leia a citação abaixo de Juarez Brandão Lopez sobre Max Weber:
"Conscientes do risco, lançamo-nos à tarefa tratando: da concepção de Weber sobre a natureza das ciências sociais e dos métodos que lhes são apropriados; da visão weberiana da história pelos seus três tipos de dominação legítima; da tendência para a racionalização da estrutura social (em que cabe lugar destacado ao processo de burocratização) ; e, finalmente, da visão que nos dá da ordem capitalista do mundo moderno, à luz desses processos."
2. Sobre a sociologia de Max Weber, marque a alternativa INCORRETA: *
Para Weber a relação social só seria possível porque o sentido das ações sociais pode ser compreendido pelos diversos agentes de uma sociedade, mesmo que seus significados não sejam permanentes.
Relação social seria a incompreensão dos indivíduos sobre as ações sociais.
A ideia de Weber para entender a sociedade é a seguinte como exemplo podemos citar: se quisermos compreender a instituição igreja, por exemplo, vamos ter que olhar os indivíduos que a compõem e suas ações. É assim que, as normas, as leis e as instituições são formas de relações sociais duráveis e consolidadas.
Para Weber, só seria possível compreender a sociedade nas manifestações da ação individual.

Soluções para a tarefa

Respondido por dudisnm
40

Resposta:

1- d) De acordo com Weber, a sociologia deve desenvolver uma investigação que permita verificar como a sociedade condiciona os indivíduos.

2- b) Relação social seria a incompreensão dos indivíduos sobre as ações sociais.

Explicação:

1- A alternativa está incorreta pois afirma o oposto da questão teórica principal, ou seja, o objeto de estudo weberiano é o indivíduo e não a sociedade.

2- A alternativa é a incorreta pois não está com os conceitos corretos acerca dos conceitos teóricos de Max Weber.

Anexos:

yassanamarin: obrigadaa
Bussolah: F.
Respondido por larissamagrani
1

1. D. Para Weber, a sociologia é composta por fatores que se manifestam na sociedade e propõe um método científico para explicá-la.

Para Weber, a sociologia é uma ciência que estuda a sociedade e tudo o que influencia e sua existência.

Assim, ela é um léxico que envolve significados distintos e mutáveis em relação ao contexto histórico que é concebida.

2.B. A sociedade é marcada pelo poder, que surge quando as vontades humanas querem se impor e, assim, os mais fortes dominam os mais fracos à medida que, na sociedade, há camadas de usuários legítimos do poder. Em primeiro lugar, o Estado.

O Estado detém de todo poderio e possui, legitimamente, o uso do poder cunhado em força e violência.

Link: brainly.com.br/tarefa/43697281

Anexos:
Perguntas interessantes