Leia o texto abaixo para responder as questões 1, 2, e 3
A Antropologia Social autêntica só pode acontecer quando
estamos plenamente convencidos da nossa ignorância. É claro que
devemos defender os direitos das nossas populações tribais. É evidente que
devemos chamar atenção e denunciar as injustiças contra elas. Mas isso
não deve ser feito em nome de uma atitude condescendente, superior, como se
eles fossem uma espécie de humanidade em extinção, liquidada por seu
próprio atraso cultural. Como se eles fossem animais de estimação como o bisão ou
o elefante, que nós temos a obrigação estética de defender e proteger.
Nada disso. Nosso estudo e nossa atenção para com as sociedades tribais
devem estar fundados na troca igualitária de experiências humanas. No fato,
como já disse, que podemos realmente aprender e nos civilizar com elas. É
precisamente essa experiência genuinamente humana e equivalente que a
Antropologia decidiu recuperar. E é ela que deve ser o centro da motivação
ideológica a nos conduzir no sentido da denúncia de todas as injustiças
contra os índios e todas as minorias oprimidas. Daí, a meu ver, a outra lição da Antropologia Social, segundo a qual o conhecimento do homem sobre si mesmo é variado, moral e
socialmente equivalente e, por tudo isso, infinito na sua
profundidade e sua grandeza. Pois o homem é tudo o que se manifesta na sociedade e na
sociabilidade, seu retrato completo sendo altamente problemático e
deficiente. Mas nós já sabemos que ele não é aquele ser vitoriano acabado, ponto
final de uma escalada evolutiva, toda ela feita de apreciações e
conquistas tecnológicas. Pois sabemos muito bem que o homem é mais do que a
tecnologia que inventou e isso, como uma palavra de ordem, parece
absolutamente fundamental para a reconstrução de um mundo adoentado,
perdido e febril.
1. Segundo Roberto Damatta, no texto acima, é correto dizer
que é uma premissa antropologia.
a)Estudar povos que estão em estados evolutivos
diferentes, analisando como se adaptam ao ambiente e como se relacionam entre
si para sobreviverem.
b) Documentar dados sobre a cultura de povos que, pelo contato
com o homem branco, podem ter sua identidade cultural ameaçada ou perdida.
c) Estudar o homem em todos seus aspectos, dentre eles a sociabilidade,
a cultura e a forma como os grupos se adaptam ao ambiente a partir de sua
biologia.
d) Aprender com o outro a partir do que ele tem a dizer
sobre própria cultura, inclusive para repensarmos a nossa.
.2. É claro que devemos defender os direitos das nossas populações tribais. É evidente que devemos chamar atenção e denunciar as injustiças contra elas. Mas isso não deve ser feito em nome de uma atitude condescendente, superior, como se eles fossem uma espécie de humanidade em extinção, liquidada por seu próprio atraso cultura.
Qual alternativa abaixo explica a postura politica da antropofagia frente ás populações tribais defendida no excerto acima.
a) Como cientistas, não devemos nos envolver em questões culturais nem advogar por lados tendo em vista que os valores culturais são relativos.
b) A ideia de que os grupos tribais precisam de uma defesa de sua identidade ou de sua cultura é sempre etnocêntrica.
c) Devemos tomar cuidado com os motivos pelos quais defendemos os direito das populações tribais, pois essa defesa não deve ser feita considerando-se que o outro é frágil ou que sua cultura está ábeira da extinção.
d) Devemos defender que todos os grupos tribais que vivem dentro de um pais ou de uma sociedade tenham direito á escola e saúde, ou seja, que todos os seres humanos tenham condições iguais de evoluírem culturalmente e socialmente
3. A postura antropológica que melhor explica a sentença A Antropologia Social autêntica só pode acontecer quando estamos plenamente convencidos da nossa ignorância. está presente na ideia de desnaturalizar. Uma sentença que explica o que é desnaturalizar, para a antropologia, é:
a) Desconfiar de que aquilo que achamos que é próprio ou que é natural ao ser humano, considerando que certo comportamento que tomamos como próprio do homem podem na verdade ser somente próprios a nossa cultura e não a todas as culturas humanas.
b) Desconfiar das verdades trazidas por aqueles povos que estamos estudando, considerando que os informantes podem muitas vezes estar tentando nos agradar ao longo de nossa pesquisa.
c) Analisar e observar comportamentos sociais e culturais sem necessariamente julgarmos que uma cultura é mais ou menos desenvolvida que outra, tomando cuidado com o eurocentrismo presente no discurso cientifico.
d) Sempre olhar o outro do ponto de vista que trazemos, pois é impossível nos apartamos totalmente do que sabemos e das nossas próprias verdades culturais, portanto é preciso levantar dúvidas sobre aquilo que os povos estudados estão dizendo sobre si próprios.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
por favor quem sabe a resposta me ajuda
Usuário anônimo:
Eu também, me ajuda
Respondido por
3
Exercício 1 - Letra d - A resposta está no próprio texto. "Nosso estudo e nossa atenção para com as sociedades tribais...
"Exercício 2 - Letra C - Novamente a resposta está no texto: " ...como se eles fossem uma espécie de humanidade em extinção, liquidada por seu próprio atraso cultura."
Exercício 3 - Letra A - Desnaturalizar é não achar natural que toda pessoa seja curiosa por natureza, por exemplo.
Bom.. foi assim que respondi. Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes