Ed. Moral, perguntado por taliacristina030, 3 meses atrás

Leia o texto abaixo para responder à questão 05.
Ética e religião
Para os filósofos na Grécia Antiga e para os teólogos medievais, a felicidade só se encontra na união plena do ser humano com Deus. Com a expansão do cristianismo, a cultura ocidental ficou marcada por uma tradição moral cujo fundamento se encontra em valores religiosos. Esses são os valores transcendentes, de doação divina, e o homem moral só pode ser alguém que obrigatoriamente ama e teme a Deus. No entanto, a partir da ldade Moderna, a moral passou a ser considerada a partir de um ponto de vista laico, isto é, não religioso. Portanto, ser moral e ser religioso deixaram de ser as mesmas coisas, tornando-se perfeitamente possivel admitir que um homem ateu seja moral. Ou, mais ainda, que o fundamento dos valores morais não se encontra em Deus, mas no próprio ser humano.

Escreva, num texto de, no minimo, 5 (cinco) linhas, a distinção apresentada no texto acima entre ética religiosa e não religiosa. Faça uma observação pessoal a respeito dessa distinção.


alyce01k: Aff
alyce01k: QUERO A RESPOSTA
alyce01k: Q CAPETA

Soluções para a tarefa

Respondido por tagliettimariana
14

 A principal diferença entre a ética religiosa e não religiosa, é pelo fato de que a ética religiosa é pautada em aspectos religiosos e de fé, já a ética não religiosa está mais ligada a filosofia.

Os pré-socráticos acreditam que a cosmologia era a principal fonte de conhecimento para as pessoas, então, essas pessoas deveriam observar e compreender a natureza e a realidade ao redor.

 Ética e religião nos tempos antigos.

A cosmologia é definida como o estudo da origem do mundo e da ordem dele, o que antes era explicado pela mitologia.

Com o surgimento da filosofia, que era chamada de cosmologia foi explicado as principais razões do porque isso acontecer e isso mostrou as pessoas que a razão existia e que a mitologia não.

Perguntas interessantes