Português, perguntado por danielrogeirio, 10 meses atrás

Leia o texto abaixo para poder responder ao que se pede:


“Os teólogos, portanto, tinham toda a preocupação voltada para as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenômenos espirituais e imateriais. Os humanistas, por sua vez, voltavam-se para o aqui e agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o próprio destino. Por outro lado, a pregação do clero tradicional reforçava a submissão total do homem, em primeiro lugar, à onipotência divina, em segundo, à orientação do clero e, em terceiro, à tutela da nobreza, exaltando no ser humano, sobretudo, os valores de piedade, da mansidão e da disciplina. A postura dos humanistas era completamente diferente, valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.” (SEVCENKO, p. 15)


O Humanismo foi um movimento literário de transição entre a Idade Média e o Renascimento e com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade. Nesse sentido e a partir da leitura do texto acima, é possível inferir que a grande crítica desses pensadores se dirigia:

 A) Para a sociedade no geral, com a finalidade de obter o esclarecimento da supremacia do mundo espiritual sobre o material.

 B) Para a sociedade feudal e o seu modelo ultrapassado de divisão e compreensão de mundo, baseado na exploração da população.

 C) Para os camponeses, em defesa da Igreja e da cultura medievais.

 D) Para os religiosos, na valorização da piedade, da mansidão e da disciplina.​

Soluções para a tarefa

Respondido por NateSouza
11

Resposta:

A) Para a sociedade no geral, com a finalidade de obter o esclarecimento da supremacia do mundo espiritual sobre o material.

Explicação:

Os Humanistas buscam mostrar o poder do Homem, sobre o próprio destino. "...voltavam-se para o aqui e agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o próprio destino."

Dá-se a entender que os humanistas não preocupavam-se com o Futuro e nem com almas etc., pelo fato do termo "almas" basicamente inexistir no humanismo.  

Humanismo, segundo a Wikipédia, é "a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo", dando um pouco de lugar ao Egocentrismo.


NateSouza: Espero ter ajudado! O assunto é Português e Filosofia, por isso que, se encontrar algum erro, é pelo fato de eu não entender tanto de Filosofia, mas, mesmo assim, espero ter ajudado!
Perguntas interessantes