Leia o texto abaixo.
[...] Os genes são segmentos de moléculas de DNA que codificam a síntese de proteínas dentro das células. Desde que decifraram esse código, os cientistas são capazes de cortar genes e recombinar pedaços de diferentes fontes, transferindo, assim, o novo gene para uma célula hospedeira, que passa a fabricar uma proteína de interesse. Dessa forma, uma bactéria pode se transformar em uma fábrica de uma substância para a qual foi reprogramada. [...]
O método de reprogramação exemplificado nesse texto possibilitou a produção
da insulina.
da penicilina.
do analgésico.
do anticoncepcional.
do antidepressivo.
Soluções para a tarefa
O método de reprogramação, exemplificado no texto, possibilitou a produção de: Alternativa A) Insulina.
A reprogramação celular é uma técnica pela qual o perfil de genes específicos que se expressam em determinado tipo de célula é alterado e os genes que deixaram de ser expressos em um determinado estágio de desenvolvimento são reexpressos, modificando a forma e a biologia da célula reprogramada.
A reprogramação celular está revolucionando o mundo biomédico, não só porque é possível obter células de diferentes tecidos a partir de células pluripotentes, mas também porque essas células podem ser geneticamente modificadas, que podem ser utilizadas no tratamento de doenças graves como o diabetes.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Genebra (UNIGE) conseguiu transformar um grupo de células pancreáticas para atuar como produtoras de insulina, para tratar o diabetes e doenças relacionadas à morte celular.