Leia o texto abaixo.
... o seu sistema está fundamentado numa estrutura lógico-dialética-especulativa, conforme o modelo dos organismos vivos, que tem como categoria fundamental a historicidade, para que possa realizar a atualização, tanto do micro [sistema] como do macro [sistema], que comporta os demais micro sistemas de forma permanente e constante, mostrando ao ser humano que o mesmo é parte e momento do todo, fazendo-se necessário a preservação de todos os sistemas para que não coloque em risco a si próprio ou, ainda, o seu sistema.
Santos, Toyah Alexsandro Théos Baptista. A noção de sistema na Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio de Hegel, 2006. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte.
Compreende-se que os principais termos e a fundamentação do sistema citado reproduzem importante movimento da filosofia. Assinale a alternativa que nomeia tal movimento.
Soluções para a tarefa
O movimento dialético. Hegel introduziu um sistema para compreender a história do mundo. Trata-se de uma progressão na qual cada movimento é uma solução para as contradições do movimento anterior. O Idealismo é o movimento filosófico defende que o contato dos humanos com o mundo é mediado pelas ideias.
Dialética Hegeliana:
- método para a solução de problemas;
- forma de pensar sujeitos e objetos unidos;
- relação entre contrários: a contradição interna ao sistema absoluto determina a sobrevivência e a existência;
- o amadurecimento da consciência segue o mesmo movimento da história;
- o saber absoluto: contém em si os diversos momentos que o saber teve que percorrer. É o movimento global da consciência.
Hegel define a dialética como o desenvolvimento do conceito a partir de si mesmo. Não apenas a partir das relações de diferenças, mas na compreensão do universal.
Para Hegel a realidade restringe as possibilidades dos seres humanos. Estas são uma força da natureza com capacidade de transformá-la.
Hegel afirma que a natureza é um fato da nossa experiência. Para ser pensada, a natureza deve ser entendida como ideia. Para Hegel há uma infinita viva de todas as coisas.
Leia mais sobre Movimento idealista em: em:https://brainly.com.br/tarefa/52583322
#SPJ2