Leia o texto abaixo:
“No palácio real, a rainha e o príncipe consorte, Alberto, dão o exemplo da domesticidade e do decoro que eram os ideais da maioria de seus súditos. Reina no país um clima de otimismo e de ufanismo; os problemas existem- mas o progresso - pensavam os vitorianos - saberá como solucioná-los. Afinal, viviam eles num país que dominava um quarto da população do mundo. Sua rainha presidia ao ‘império onde o sol nunca se punha’.
O sol, porém, não brilhava para todos os ingleses. ”
(Fonte: CEVASCO, M. E. et SIQUEIRA, V. L. Rumos da Literatura Inglesa. 2a. ed. SP: Editora Ática, 1985, p. 57)
A respeito do romance vitoriano, avalie as afirmações abaixo:
I. Discussões como as diferenças entre a vida no campo e na metrópole e a ascensão social são temas relevantes para o romance na época vitoriana.
II. A moralidade e a religião eram temas recorrentes na época vitoriana e que, portanto, fazem-se presentes literariamente.
III. Os efeitos da Revolução Industrial são intensificados na era vitoriana, o que leva a um aprofundamento da desigualdade social. Essa desigualdade é retratada nos romances das irmãs Brontë.
IV. As irmãs Brontë apresentam escrita que desenvolve temas da condição feminina e despreocupam-se de retrato e crítica social em suas obras.
É correto o que se afirma apenas em:
Grupo de escolhas da pergunta
II e III
I e III
I e II
II e IV
III e IV
Soluções para a tarefa
Sobre o texto apresentado pela questão, podemos concluir como corretas as afirmações destacadas na alternativa C ( I e II).
I- (CORRETA) De fato, os romances da época vitoriana debatem as contradições sociais existentes. Sendo assim, questionam as formas de ascensão social existentes e as desigualdades.
II- (CORRETO) É possível ver elementos como moral e religião presentes nas obras, pois esse período na literatura expressa os códigos de conduta da época, e como as pessoas se submetiam aos mesmos.
III- ( ERRADA) A desigualdade social não é tão trabalhada nas obras das irmãs Brontë , porém a desigualdade de gêneros sim.
IV- (ERRADA) Há uma grande preocupação na obra das irmãs Brontë com a condição feminina. Tanto que para muitos, suas obras são de cunho feminista.