Leia o texto abaixo:
Metamorfose às avessas
Ao acordar num oco de pau uma bela manhã, um inseto viu-se transformado em homem. Ainda sem consciência do que acontecera, tentou voar a uma árvore florida: os membros desajeitados golpearam ridiculamente o ar, as mãos estalando de encontro às coxas. [...]
CAMPOS, Paulo Mendes. Metamorfose às avessas. In: _____________. O amor acaba: crônicas líricas e existenciais. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 189.
Você acabou de ler o início de uma crônica de Paulo Mendes Campos. A qual obra ela faz alusão?
Escolha uma:
a.
A Metamorfose, de Franz Kafka
O texto coloca o leitor diante de um jovem caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado da noite para o dia em um inseto monstruoso. Depois desse começo abrupto, a história se desenvolve em torno das mudanças de comportamento que Gregor observa em si e na sua família.
b.
Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
c.
Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado
Uma das mais conhecidas personagens de Jorge Amado, dona Flor encarna contradições bem brasileiras. Dividida entre o fiel e comedido Teodoro e o extravagante e voluptuoso Vadinho, ela decide viver o melhor de dois mundos. A narrativa faz um retrato inventivo e bem-humorado das ambiguidades que marcam o Brasil, país dividido entre o compromisso e o prazer, a alegria e a seriedade, o trabalho e a malandragem.
d.
A Revolução dos Bichos, de George Orwell
A história retrata a indignação dos animais de uma fazenda que se sentiam explorados por seu dono. Decidem, então, expulsar o fazendeiro e fazer daquele espaço um lugar em que todos fossem iguais. No entanto, nem tudo sai conforme o planejado...
e.
Dom Casmurro, de Machado de Assis
História da vida de Bento Santiago, o Bentinho, desde sua mocidade até a velhice. Entre os casos contados, destaca-se seu amor por Capitu. O ciúme que ele sente dela torna-se o conflito central da trama. Afinal, o filho que ela concebeu era dele mesmo ou de seu melhor amigo, o Escobar?
Soluções para a tarefa
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5
O gabarito da questão é A.
Para responder corretamente, o leitor devve ter boa capacidade de realizar intertextualidades literárias e, para isso, conhecer as obras de literatura mais importantes, pois o trecho inicial da obra A metamorfose, de Kafta, é:
"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar. Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos."
Mas além disso, o leitor poderia averiguar que o título do conto de Paulo Mendes Campos já revela se tratar de uma referência ao livro de Kafta.
Sendo assim, o texto em questão realiza uma clara intertextualidade com a obra deste escritor, mostrando uma relação de exaltação da primeira obra ao compor um conto inspirado nesse clássico da literatura.
Para responder corretamente, o leitor devve ter boa capacidade de realizar intertextualidades literárias e, para isso, conhecer as obras de literatura mais importantes, pois o trecho inicial da obra A metamorfose, de Kafta, é:
"Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar. Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos."
Mas além disso, o leitor poderia averiguar que o título do conto de Paulo Mendes Campos já revela se tratar de uma referência ao livro de Kafta.
Sendo assim, o texto em questão realiza uma clara intertextualidade com a obra deste escritor, mostrando uma relação de exaltação da primeira obra ao compor um conto inspirado nesse clássico da literatura.
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