Leia o texto abaixo.
Menor tamanduá do mundo vive no Brasil
Ele tem 45 cm e é encontrado em matas tropicais
Conhecido popularmente como tamanduaí, ele vive em nosso país na Amazônia, em áreas da Mata Atlântica do Nordeste e em matas ao longo de cursos d’água no Cerrado, nas áreas mais próximas à Amazônia.
Com cerca de 45 centímetros de comprimento e pesando não mais que 400 gramas, o Cyclopes didactylus – como a espécie foi batizada pelos cientistas – é o menor de todos os tamanduás!
Animal de pelo longo, macio, sedoso e levemente ondulado, o tamanduaí tem olhos redondos e pretos. Suas orelhas são tão minúsculas que ficam escondidas no meio da densa pelagem, que é cinza, dourada, com reflexos prateados. Sua cabeça é dourada, assim como suas pernas, que também podem ser cinza. Já o seu peito é marrom-escuro ou com uma mancha marrom.
Desmatamento é ameaça
Encontrado em matas tropicais, o tamanduaí, aparentemente, não vive em áreas de vegetação aberta. Porém, não se conhece bem a sua distribuição em diferentes tipos de floresta. O que se sabe é que o menor tamanduá do mundo vive nas árvores e raramente desce ao chão. Por isso, o animal pode ser prejudicado pelo desmatamento, já que as árvores são o seu lar.
Tempinho, 19 fev. 2011. p. 6. *Adaptado: Reforma Ortográfica. (P070388C2_SUP)
(P070394C2) A expressão “Cyclopes didactylus” (2º parágrafo) é um exemplo de linguagem
científica.
coloquial.
literária.
regional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: "cyclopes didactylus"
Linguagem científica
Letra (a)
Explicação:
Só confia
Perguntas interessantes