Leia o texto abaixo:
Há atos humanos que, considerados isoladamente, são impregnados pela nossa sensibilidade valorativa com as cores mais deslumbrantes, mas que, pelas consequências a que dão origem, acabam fundindo-se na cinzenta infinidade do historicamente indiferentemente, ou que antes, como geralmente sucede, entrecruzando-se com outros eventos do destino histórico, acabam mudando tanto na dimensão como na natureza do seu sentido, até tornar-se irreconhecíveis. MAX WEBER.
1. Sobre o contexto histórico da Alemanha de Max Weber, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
A Alemanha era uma região com uma tradição cultural, mas separada politicamente. Foram os grandes proprietários agrícolas os responsáveis pela direção do processo de unificação nacional, concluído em 1870. Este processo foi marcado por guerras, como a Guerra Franco-Prussiana.
Príncipe Otto von Bismarck constituiu na Alemanha uma burocracia forte, racionalmente organizada nos modelos do exército prussiano do qual copiou o rígido sistema de hierarquia e autoridade.
O país viveu a grande transformação religiosa da modernidade, a Reforma Protestante e teve uma industrialização tardia, mas acabou por estabelecer-se como a grande potência.
Karl Marx observou a influência da religião protestante para o desenvolvimento e consolidação do capitalismo.
Leia a citação abaixo:
“... á meio século, os conservadores prussianos não têm conseguido mostrar nenhum “caráter” em seu comprometimento com grandes objetivos políticos ou com quaisquer outros ideais (…). Somente quando seus interesses financeiros, o monopólio dos benefícios de seu cargo, seu patronato de cargos públicos ou – e o que é a mesma coisa – seus privilégios eleitorais entravam em jogo, só então é que sua máquina de votação governamental entrava em funcionamento, mesmo contra o rei. Então todo o triste mecanismo de palavrório “cristão”, “monárquico” e “nacional” era posto em movimento – o mesmo tipo de frases feitas que aqueles cavalheiros agora condenam como jargão profissional dos políticos anglo-saxões”.
2. Sobre o contexto sócio-histórico da Alemanha de Weber, marque a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
A Alemanha se tornou uma potência econômica e militar na Europa. O expansionismo alemão entrou em conflito com potências como França, Inglaterra e Rússia, sendo uma das causas da Primeira Guerra Mundial.
Weber fez parte da elaboração da Constituição da República de Weimar, durante o período republicano entre os Impérios Alemães.
Quando Weber foi para os EUA, observou o protestantismo e o papel da burocracia numa democracia.
Weber não participou das conferências anteriores ao Tratado de Versalhes, documento que deveria ser um acordo de paz, mas acabou contribuindo para a continuidade de um conflito Internacional.
Soluções para a tarefa
Bom Dia !!!
1) D = Karl Marx observou a influência da religião protestante para o desenvolvimento e consolidação do capitalismo, pois como é para assinalar a alternativa incorreta, foi Weber e não Marx quem observação a influência da religião protestante para o desenvolvimento e consolidação do capitalismo.
2) D = Weber não participou das conferências anteriores ao Tratado de Versalhes, documento que deveria ser um acordo de paz, mas acabou contribuindo para a continuidade de um conflito Internacional, pois Weber não participou das conferências anteriores ao Tratado de Versalhes, documento que deveria ser um acordo de paz, mas acabou contribuindo para a continuidade de um conflito Internacional.
Espero ter ajudado :-)
Att: LDC
QUESTÃO 1
No contexto histórico da Alemanha do sociólogo Max Weber, é incorreto afirmar que foi Karl Marx quem observou a influência do protestantismo para o desenvolvimento do capitalismo. Assim, alternativa D.
Segundo Karl Marx " a religião é o ópio do povo" isso significa que para o marxismo a contribuição da religião e do protestantismo para o desenvolvimento do capitalismo é irrelevante, uma vez que, de acordo com Marx, o homem é um ser que age, que está sempre fazendo e produzindo algo, assim a religião é nada mais que fruto de uma carência e projeção das necessidades humanas mais difíceis de serem supridas.
Por outro lado, segundo Max Weber, o protestantismo gerou um “desencantamento do mundo” de forma que as pessoas pararam de acreditar em uma salvação mágica e que pudesse ser comprada, como propunha a igreja católica da época. Assim, pela teoria weberiana, o protestantismo contribuiu para que houvesse certa racionalização da cultura, melhorando a consciência social do trabalhador urbano-industrial e impulsionando o capitalismo.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/22368494
QUESTÃO 2
É incorreto afirmar que o sociólogo Max Weber não teve participação nas conferências que antecederam a assinatura do Tratado de Versalhes. Assim, alternativa D.
Max Weber foi um jurista e economista alemão, com grande influência política em seu contexto social e histórico na Alemanha. Max Weber foi quem acompanhou e prestou consultoria e assessoria à Hermann Müller, Ministro das Relações Exteriores, na delegação para a Conferência de Paz.
A Conferência de Paz, ocorrida no dia 22 de junho de 1919 teve voto favorável da Alemanha pela assinatura do Tratado de Versalhes.
Max Weber também foi quem elaborou a Constituição de Weimar após a assinatura do Tratado de Versalhes e fim da primeira guerra mundial. Posteriormente foi a constituição usada por Adolf Hitler como forma de repressão a oposição e para adquirir poderes ditatoriais, dando continuidade ao conflito internacional.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/29522478
2-D