Leia o texto abaixo.
Frankenstein
[...] Dois anos antes, quando fiz dezessete anos, meu pai, Alphonse Frankenstein, me mandara para a Universidade de Ingolstadt, no Sul da Alemanha. Já me apaixonara por química no colégio em Genebra, mas ele achou importante que eu completasse os estudos fora da Suíça. E foi em Ingolstadt, ao assistir às aulas de herr Waldman, que passei a admirar os velhos alquimistas.
Certo dia, ele falou de Cornelius Agripa e Paracelsus, os cientistas visionários do século XVI, comparando-os a nossos contemporâneos do século XVIII.
“Os cientistas antigos procuraram o elixir da vida eterna, a pedra filosofal e outras tolices. Eles prometeram o impossível e não o realizaram”, disse o professor. “Os mestres de nosso tempo prometem pouco, mas podem fazer muito – graças aos antigos. Ao buscar essas quimeras, eles penetraram nos esconderijos mais secretos da natureza e nos mostraram como ela funciona. Descobriram como o sangue circula e de que é composto o ar que respiramos [...]”.
As palavras de herr Waldman me deixaram profundamente impressionado. Não consegui fechar os olhos aquela noite. Tudo dentro de mim parecia em estado de insurreição. O dia raiou e finalmente dormi. Mais tarde, quando acordei, meus pensamentos eram mágicos e confusos como um sonho. Eu iria descobrir algo que faria a humanidade dar passos de gigante. Mas o quê? [...]
Entende-se desse texto que o narrador:
A)começou a se interessar por ciências na época da adolescência.
B)discordava da decisão de seu pai de mandá-lo para a universidade.
C)estava cansado de ter dificuldade para dormir durante a noite.
D)julgava que seu professor era uma pessoa arrogante.
E)sonhou que fez a descoberta do elixir da vida eterna.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Começou a se interessar por ciências na época da adolescência.
Explicação:
Nota-se isso baseado no trecho: "[...] Dois anos antes, quando fiz dezessete anos, meu pai, Alphonse Frankenstein, me mandara para a Universidade de Ingolstadt, no Sul da Alemanha. Já me apaixonara por química no colégio em Genebra, mas ele achou importante que eu completasse os estudos fora da Suíça."
O texto explicita que o narrador começou a se interessar por ciências na época da adolescência. Alternativa A.
O texto da questão é um trecho do famoso romance Frankenstein, de Mary Shelley, em que o narrador conta o começo da sua paixão pela ciência. Quanto à questão, ela pede a interpretação de texto, já que temos que identificar o tema principal do trecho.
No trecho, o narrador conta de quando tinha 17 anos e começa a se interessar pelas ciências. Ele acabou de entrar na faculdade, onde se interessa principalmente por alquimia, e diz ter ficado "profundamente impressionado" com as possibilidades.
Mais sobre a obra da questão: https://brainly.com.br/tarefa/25785799