Leia o texto abaixo.
" Em Potosí, a prata [...] incendiou a cobiça e desencadeou o esbanjamento e a aventura. A espada e a cruz marchavam juntas na conquista e no butim colonial. [...] Convertidas em pinhas e lingotes, as vísceras da rica montanha alimentaram, substancialmente, o desenvolvimento da Europa."
A conquista do Peru empreendida por Pizarro teve como consequência o enriquecimento
a) de toda a Europa, pois a prata extraída em Potosí circulava por quase todo o continente, alimentando o crescente comércio do período.
b) da Coroas e das colônias espanholas, por meio da acumulação em todo o reino dos metais preciosos, em especial da prata, extraídos em Potosí.
c) de toda a Europa, com exceção da Espanha, que era só um local de passagem de prata extraída em Potosí e não se beneficiava diretamente a ela.
d) da nobreza espanhola, que conseguiu, em razão do acúmulo da prata extraída em Potosí, financiar e controlar as nascentes manufaturas espanholas.
e) da Igreja espanhola, que era a principal beneficiada pela acumulação da prata extraída em Potosí por meio dos impostos clericais pagos a ela pelo reino.
Soluções para a tarefa
Respondido por
72
Resposta letra "A"
Potosí foi uma grande mina de prata localizada no alto Peru, território que hoje corresponde à Bolívia.
A exploração dessa mina teve uma importância muito grande para o período, já que foi responsável pelo crescimento econômico da Europa. As riquezas de Potosí sustentaram a sociedade européia, visto que havia uma ligação entre a politica espanhola e o restante da Europa baseado no mercantilismo.
Na época do apogeu das minas de prata, houve uma modificação nas regras do mercado europeu, sendo ditadas as normas de acordo a produção das minas de Potosí.
Respondido por
13
Resposta:
a) de toda a Europa, pois a prata extraída em Potosí circulava por quase todo o
continente, alimentando o crescente comércio do período.
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás