Leia o texto abaixo e faça o que se pede.
No Ocidente, o conhecimento deficitário da língua e escritas chinesas e a dificuldade em compreender sistemas muito distantes das tradições religiosas e filosóficas europeias levaram muitos a considerar o confucionismo um amontoado de frases óbvias, citadas fora de seu contexto e reproduzidas até em biscoitos da sorte. Essa sabedoria atomizada virou motivo de chacota no cinema e nas obras feitas na Europa sobre a China, que reproduzem o modelo de mandarim de fala mansa, barriga proeminente e repetindo à exaustão “pérolas” de sabedoria com um risinho patético. A imagem apenas mostra como estamos distantes da compreensão do mundo chinês.
(KARNAL, Leandro. Uma história longa e sinuosa. Biblioteca Entrelivros: China. São Paulo: Duetto, Edição Especial n. 5, p. 11).
1. Faça um levantamento de personagens chineses encontrados em romances, histórias em quadrinhos, charges, filmes, games, desenhos animados e propagandas produzidas no Ocidente.
2. Em sala, forme um grupo de trabalho com mais quatro colegas e façam o que se pede:
a) Comparem as imagens coletadas pelos membros do grupo. Identifiquem as semelhanças e as diferenças existentes entre elas.
b) Que características a indústria cultural ocidental atribui aos chineses?
c) Com base na análise das imagens dos chineses construídas e divulgadas pela mídia podemos concordar com a opinião do historiador Leandro Karnal, expressa no texto acima? Explique.
d) Em sua opinião, um conhecimento mais profundo da história e da cultura chinesas implicaria uma transformação da imagem que a mídia difunde do chinês? Justifique.
Soluções para a tarefa
- para as peripécias envolvendo as Artes Marciais do Wu-Shu e estilos do Kung-fu, os personagens feitos como Jet-Li e Bruce Lee;
- toda a propaganda comunista 'mal-explicada' sob as imagens de Mao-Tsé Tung;
- para os videogames, na série Streetfighter, a lutadora Chun-li, num misto de superartista marcial e mulher recatada, de muita cultura e de hábitos corretos; e
- o romance clássico chinês Jornada ao Oeste, de Wu Chengen em 1592, que serviu de inspiração à criação da série japonesa de desenhos animados Dragon Ball, consumida no Brasil.
2. a) Há aspectos de força e de 'eternidade' nas tarefas que essas personagens parecem desempenhar;
b) Para os ocidentais, fica patente o respeito a uma hierarquia que as personagens rendem, bem como uma burocracia exagerada nas funções dos chineses;
c) Sim, podemos, uma vez que vemos uma grande lutadora e um grande detetive como 'funcionários de uma repartição do governo pesado e burocrático' da China e, não, como um ser humano lutando pela sua vida. É uma caricatura da dimensão humana;
d) Sem dúvida, não se veria no 'risinho patético' de Charlie Chan, por exemplo, apenas um deboche ou descaso, mas uma fase da cultura chinesa que é paciente, milenar, além de ver o detetive, por exemplo, como alguém dedicado à solução dos crimes e apaixonado pelo seu povo.
Resposta:
Explicação:
. a) Há aspectos de força e de 'eternidade' nas tarefas que essas personagens parecem desempenhar;
b) Para os ocidentais, fica patente o respeito a uma hierarquia que as personagens rendem, bem como uma burocracia exagerada nas funções dos chineses;
c) Sim, podemos, uma vez que vemos uma grande lutadora e um grande detetive como 'funcionários de uma repartição do governo pesado e burocrático' da China e, não, como um ser humano lutando pela sua vida. É uma caricatura da dimensão humana;
d) Sem dúvida, não se veria no 'risinho patético' de Charlie Chan, por exemplo, apenas um deboche ou descaso, mas uma fase da cultura chinesa que é paciente, milenar, além de ver o detetive, por exemplo, como alguém dedicado à solução dos crimes e apaixonado pelo seu povo.