Leia o texto abaixo e escolha a alternativa que melhor expressa as relações de arte como conhecimento na educação:
"...Numa sociedade em que a divisão do trabalho é fator determinante e as pessoas estão cada vez mais especializadas, a arte seria uma forma de resgatar a totalidade. Totalidade esta, que envolve as várias dimensões do ser humano: afetiva, cognitiva e social, numa relação integradora de emoção e razão, afetividade e cognição, subjetividade e objetividade, conhecimento e sentimento... Fragmentam-se as funções, fragmentam-se os olhos, fragmenta-se o pensamento e assim as pessoas se tornam incapazes de perceber e atuar na sua totalidade. São pilotos, engenheiros, agrônomos, professores de artes visuais, professores de artes cênicas (...) São indivíduos fragmentados. É preciso repensar a educação sob esta perspectiva. Pensar a atividade estética como um brinquedo, como um fim em si. Isso exige contrariar os princípios da sociedade industrial e capitalista em que vivemos, em que tudo é linha de montagem. A arte, assim como o brinquedo, existe em função dela mesma, da alegria que faz brotar. Esse prazer da experiência estética e lúdica foi banido das escolas e da experiência de vida dos alunos, que amedrontados com o vestibular e com a exigência da eficácia passam sua escolaridade fazendo coisas sem entender, sem rir, sem sentir, sem brincar (...) Portanto, o conhecimento artístico não deve ser considerado como um meio para outras áreas do saber, ele não pode ter como objetivo ilustrar os trabalhos de português, geografia, história ou mesmo formar hábitos de limpeza, ordem, atenção, concentração e ser usado como um instrumento para relaxar. O conhecimento artístico deve ser visto como um fim em si, como um saber carregado de especificidades, com objetivos e conteúdos próprios e que, se fundamentado numa concepção estética, que vai além da própria disciplina escolar, que envolve beleza, símbolo e diversidade de linguagens, pode ser considerado como uma forma de sensibilização para além do ensino de artes"... ARTE É CONHECIMENTO, É CONSTRUÇÃO, É EXPRESSÃO. Joselaine Borgo Fernandes de Freitas. Disponível em:http://www.revista.art.br/site-numero-03/trabalhos/09.htm
Escolha uma:
a. O conhecimento artístico deve ser aplicado na escola como um meio para atingir objetivos de outras áreas de conhecimento, mais fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois dentro de uma sociedade capitalista, de consumo, voltada à especialização podem se tornar um fator fundamental para potencializar diversos conhecimentos pertinentes à escolarização.
b. O conhecimento artístico deve ser aplicado na escola com um fim em si mesmo, como um saber com objetivos e conteúdos próprios baseados em conhecimentos estéticos que, dentro de uma sociedade capitalista, de consumo, voltada à especialização podem se tornar um fator fundamental para resgatar valores que conjuguem aspectos afetivos, cognitivos e sociais.
c. O conhecimento artístico deve ser aplicado na escola com um meio para desenvolver especialmente as capacidades motoras, viabilizando a aquisição de habilidades motoras que, dentro de uma sociedade capitalista, de consumo, voltada à especialização podem se tornar um fator fundamental para resgatar as capacidades de psicomotricidade.
d. O conhecimento artístico deve ser aplicado na escola com um fim para o desenvolvimento de habilidades, como um treino com objetivos e conteúdos baseados em conhecimentos variados que, dentro de uma sociedade capitalista, de consumo, voltada à especialização podem se tornar um fator fundamental para treinamento de habilidades de memorização e reprodução.
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b. O conhecimento artístico deve ser aplicado na escola com um fim em si mesmo, como um saber com objetivos e conteúdos próprios baseados em conhecimentos estéticos que, dentro de uma sociedade capitalista, de consumo, voltada à especialização podem se tornar um fator fundamental para resgatar valores que conjuguem aspectos afetivos, cognitivos e sociais.
sauramaria:
esta errada!
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