Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

Leia o texto abaixo e assinale o filósofo da primeira geração do Pragmatismo e representante da Escola Nova que é responsável por esta célebre definição de educação: “A ideia do desenvolvimento dá em resultado a concepção de que a educação é um constante reorganizar ou reconstruir de nossa experiência. Ela tem sempre um fim imediato, e, na proporção em que a atividade for educativa, ela atingirá esse fim – que é a transformação direta da qualidade da experiência
a) Charles Peirce.
b) Willian James.
c) John Dewey.
d) John Rawls.
e) Richard Rorty.​


ingridadeusa: resposta c

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieljd28
380

Resposta:

1) c) John Dewey.

2) a) F - F – V – F – V

Explicação:

google classroom

Respondido por AnthonioJorge
0

O filósofo pragmatista que tem a educação como preocupação é John Dewey. Logo, a alternativa C é a correta.

John Dewey (1859-1952) nasceu em Vermont e morreu em Nova York. É o mais notável filosofo norte-americano do século XX e tem bastante importância na área da pedagogia: sua filosofia se move no leito do pragmatismo e se situa no quadro da tradição empirista. Dewey optou por chamar sua filosofia de instrumentalismo.

A filosofia, tem a função do desmembramento analítico e da reconstrução sintética das experiências. Os fenômenos da cultura, apresentados pelo antropólogo, constituem o material para o trabalho do filósofo. E uma das características que os fenômenos culturais põem em relevo é o caráter precário e arriscado da existência.

Segundo a maior parte dos filósofos tradicionais, a verdade é estática e definitiva, absoluta e eterna. Dewey não pensa assim. Dado seu interesse pela biologia, ele vê o pensamento como processo de evolução: segundo Dewey, o conhecimento é processo chamado investigação, que, no fundo, consiste na forma de adaptação ao ambiente. O conhecimento é prática que tem êxito, no sentido de que resolve os problemas suscitados pelo ambiente.

É o experimento que dirá se a solução proposta deve ser aceita ou rejeitada ou ainda corrigida, a fim de dar conta dos fatos problemáticos.

As ideias morais, os dogmas políticos e os preconceitos de costume não se revestem de autoridade especial: também eles devem ser submetidos à verificação de suas consequências na prática e devem ser responsavelmente aceitos, rejeitados ou mudados com base na análise de seus efeitos.

O problema que resta é: quem verificará? E quem verificará os verificadores?

O significado genuíno do instrumentalismo de Dewey: a verdade não é mais adequação ao ser, mas se identifica muito mais com o “poder comprovado de guia” de uma ideia.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/41582816

Anexos:
Perguntas interessantes