Português, perguntado por raphaeladejesus805, 6 meses atrás

Leia o texto abaixo.



Dom Casmurro



Ia entrar na sala de visitas, quando ouvi proferir o meu nome e escondi-me atrás da porta. A casa era a da Rua de Matacavalos, o mês novembro, o ano é que é um tanto remoto, mas eu não hei de trocar as datas da minha vida só para agradar às pessoas que não amam histórias velhas; o ano era de 1857.



– D. Glória, a senhora persiste na ideia de meter o nosso Bentinho no seminário? É mais que tempo, e já agora pode haver uma dificuldade.



– Que dificuldade?



Minha mãe quis saber o que era. José Dias, depois de alguns instantes de concentração, veio ver se havia alguém no corredor; não deu por mim, voltou e, abafando a voz, disse que a dificuldade estava na casa ao pé, a gente do Pádua.



– A gente do Pádua?



– Há algum tempo estou para lhe dizer isto, mas não me atrevia. Não me parece bonito que o nosso Bentinho ande metido nos cantos com a filha do Tartaruga, e esta é a dificuldade, porque se eles pegam de namoro, a senhora terá muito que lutar para separá-los.



– Não acho. Metidos nos cantos?



– É um modo de falar. Em segredinhos, sempre juntos. Bentinho quase que não sai de lá. A pequena é uma desmiolada; o pai faz que não vê; tomara ele que as coisas corressem de maneira, que... compreendo o seu gesto; a senhora não crê em tais cálculos, parece-lhe que todos têm a alma cândida...



– Mas, Sr. José Dias, tenho visto os pequenos brincando, e nunca vi nada que faça desconfiar. Basta a idade; Bentinho mal tem quinze anos. Capitu fez quatorze à semana passada; são dois criançolas. Não se esqueça que foram criados juntos, desde aquela grande enchente, há dez anos, em que a família Pádua perdeu tanta coisa; daí vieram as nossas relações. Pois eu hei de crer?... Mano Cosme, você que acha? [...]

O termo destacado em “... todos têm a alma cândida...” (8º parágrafo), tem sentido de

clareza.

profundidade.

tranquilidade.

brancura.

ingenuidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por stephannesilva06136
5

Resposta:

Ingenuidade.

Quando ela diz que não vê maldade, significa que ela acha que eles são bons e ingênuos (não pensam maldade).

Explicação:

Espero ter ajudado, bons estudos! ^^

Respondido por martinkoliveira
0

O sentido existente no termo destacado é o que está apontado na letra E) ingenuidade.

No momento em que o eu lírico diz que “... todos têm a alma cândida...”, ele deseja transmitir a ideia de que todo mundo parece ser ingênuo, uma vez que não querem acreditar na maldade, ou enxergá-la, e por isso eles são bonzinhos e ingênuos, quase como inocentes.

Isso só é possível de deduzir por conta do contexto ao qual o termo está inserido, e por isso a boa interpretação de texto.

A palavra poderia ser substituída por outras por conta de haver os sinônimos, que são palavras semelhantes ou idênticas quanto ao seu significado.

Leia sobre questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/27042325

Anexos:
Perguntas interessantes