Pedagogia, perguntado por HugoAbril416, 1 ano atrás

Leia o texto abaixo.
Ao avaliar, o professor torna-se um aprendiz do processo, pois se aprofunda nas estratégias de pensamento do aluno, nas formas como ele age, pensa e realiza essas atividades educativas. Só assim é que o professor pode intervir, ajudar e orientar esse aluno. É um comprometimento do professor com a aprendizagem do aluno. Segundo Cipriano Carlos Luckesi, provas e exames são apenas instrumentos de classificação e seleção, que não contribuem para a qualidade do aprendizado nem para o acesso de todos ao sistema de ensino.
Márcio Ferrari. Adaptado.
Segundo essa concepção, é correto afirmar que
a) não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem. Hoje, aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos. Do ponto de vista político-pedagógico, é uma tradição antidemocrática e autoritária, porque está centrada na pessoa do professor e no sistema de ensino, não em quem aprende.
b) a avaliação do desempenho escolar já foi estudada e estabelecida desde o Ratio Studiorum, dos padres da ordem dos jesuítas, ou a Didactica Magna, do educador tcheco Comênio e possibilita a justa classificação dos alunos com a finalidade de garantir a continuidade dos estudos a partir de pré-requisitos adquiridos. A inclusão no sistema escolar depende do esforço do aluno; o que não adianta é garantir a continuidade de estudos sem os conhecimentos escolares dos anos anteriores.
c) a avaliação possibilita a tomada de decisão em torno da aprovação e da retenção. Durante o ano letivo, ela orienta o aluno sobre o que estudar e a necessidade de estudos, pois, se o estudante não aprende, é exclusivamente por responsabilidade dele, desde que a aula tenha sido ministrada.
d) a progressão continuada é, na verdade, promoção automática e tira toda e qualquer responsabilidade do professor, do aluno e da própria instituição. Na verdade, foi uma exclusão social disfarçada. Agora, temos crianças avaliadas e que aprendem e, de outro lado, analfabetos funcionais não avaliados pelos professores e pela escola, mas marginalizados na sociedade.
e) é necessário avaliar para além das provas e exames, temos que avaliar o caderno do aluno, atribuir pontos pelo comportamento, pelas tarefas realizadas, pela participação e não centrar apenas no desenvolvimento cognitivo do aluno.

Soluções para a tarefa

Respondido por chaicows
3
Não tenho certeza.. mas acho que a correta é a A
Perguntas interessantes