Leia o texto abaixo:
“A virtude reside numa vida moderada e sem excesso, procurando o bem em vez do prazer. Sendo a filosofia sinônimo de sabedoria, o bem em si mesmo, será ela o fim último da ação humana, aquilo a que o homem aspira para se tornar virtuoso. A filosofia coloca-se então no plano inteligível, e não no sensível”
(As virtudes do homem bom, p.7).
Considerando o problema do prazer e do bem em Platão, qual item abaixo melhor corresponde a ética platônica?
Escolha uma:
a. Fugir do mundo do prazer. Não o enfrentar. Este é o caminho do homem sábio e virtuoso, pois o mundo do prazer é mais poderoso que a razão humana.
b. O prazer e o bem têm naturezas diferentes. Prazer é algo de imediato, que deriva de uma sensação, enquanto o bem é algo eterno. Logo, a filosofia deve educar o homem para que não se torne presa do prazer e escravo das paixões, alcançando assim os valores eternos.
c. Não há como atingir a virtude e o bem sem saber lidar com o prazer. A filosofia deve educar para que o ser humano aprenda a viver o prazer sem cometer a injustiça.
d. Tendo a filosofia como objeto o inteligível, enquanto o prazer é um o objeto do sensível, o homem virtuoso, e por conseguinte ético, deve buscar na filosofia, e no inteligível, a sabedoria para viver o prazer do sensível.
e. O prazer em si não é mal, pois todo homem tem em sua essência a necessidade do prazer, obtido pelo corpo. O problema está em este prazer não estar a serviço do bem. Portanto, não há contradição entre o bem e o prazer.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
dadas as cunstâncias a alternativa*B* se encontra como mais correta
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás