Leia o texto abaixo:
A seguir, e assumindo o risco, gostaria de apresentar a minha concepção inicial de educação. Evidentemente não a assim chamada modelagem de pessoas, porque não temos o direito de modelar pessoas a partir do seu exterior; mas também não a mera transmissão de conhecimentos, cuja característica de coisa morta já foi mais do que destacada, mas a produção de uma consciência verdadeira.
(ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p.141-142)
No fragmento acima, Adorno apresenta sua concepção de educação. E o faz porque para ele a produção de uma consciência verdadeira só é possível:
Escolha uma:
a. Numa democracia em que a sociedade seja esclarecida.
b. Numa democracia em que a sociedade seja teologizada.
c. Numa democracia em que a sociedade seja obediente
d. Numa democracia em que a sociedade seja neutra.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
É correta a alternativa A.
Para Adorno só é possível a educação em uma sociedade livre, em que haja liberdade de pensamento e expressão, e só há liberdade política verdadeira em uma sociedade democrática.
Adorno, que foi parte da Escola de Frankfurt, foi em grande medida inspirado pelo marxismo, mas era crítico do modelo socialista soviético, do fascismo europeu e também de alguns pontos do liberalismo e de algumas das características da sociedade capitalista, vendo na educação uma forma de superar estes defeitos.
Respondido por
3
Resposta: D
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Administração,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás