Leia o texto abaixo:A imaginação sociológica permite-nos compreender a história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade. Essa é a suatarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações dentro de umasociedade completará a sua jornada intelectual, pois essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a outra — da políticapara a psicológica; do exame de uma única família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do mundo; da escola teológica paraa estrutura militar; de considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia contemporânea. Charles Wright-Mills A promessa In:Charles Wright-Mills A imaginação sociológica Trad Waltensir Dutra Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações).Com base no excerto de texto precedente, assinale a alternativa que não corresponde às ideias do sociólogo Charles Wright-Mills: *
1 ponto
A) No fragmento, o autor elenca diferentes formas de manifestação da “imaginação sociológica” e as considera como atribuições do cientista social.
B) A compreensão das relações entre história e biografia pode ser entendida como expressão de um binômio que adquiriu bastante relevância na investigação e na teorização sociológicas: a relação entre indivíduo e sociedade.
C) No texto, o autor delimita os temas de maior relevância para os estudos sociológicos do período em que ele escrevia e que, portanto, deveriam tornar-se prioridade da investigação científica.
D) De acordo com o autor do texto, o estudo social é interdisciplinar.
2) Em relação a Sociologia como ciência, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
A- A Sociologia é um campo do conhecimento que nos permite ler, interpretar e compreender a sociedade como se ela fosse um texto.
B- A Sociologia ocupa-se do comportamento biológico humano
C- A Sociologia, como ciência da sociedade, tem como premissa o senso comum.
D- As sociedades humanas são todas iguais, por isso basta estudar uma sociedade para entedermos todas as outras.
3) O sociólogo Wrigth Mills recorreu à noção de “imaginação sociológica” para definir seu estilo de Sociologia. Assinale a afirmativa correta que identifica a proposta desse autor. *
1 ponto
A- A imaginação sociológica nos permite compreender a história e a biografia e as relações entre ambas, dentro da sociedade”.
B- "A imaginação sociológica deve ser substituída pela imaginação científica”.
C- “A imaginação sociológica é uma forma de imaginar a relação entre o capitalismo e socialismo”.
D- "A imaginação sociológica permite ao sociólogo imaginar modelos teóricos mais sofisticados”.
E- “A imaginação sociológica é um conceito útil para pensarmos de que modo os sociólogos imaginaram uma sociedade capitalista e pós-capitalista”.
4)Sobre o processo de socialização, o sociólogo brasileiro Gilberto Freyre afirma:(...) É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.Sobre isso, é incorreto afirmar: *
1 ponto
A- Existem diferentes formas de socialização que estão relacionadas com a cultura, o local e o contexto histórico dos indivíduos.
B- O processo de socialização formal é conduzido, por exemplo, por instituições como a igreja e a escola.
C- O processo de socialização informal é mais abrangente e acontece primeiramente no núcleo familiar.
D- A socialização é determinada por uma rede complexa de relações sociais que vão se desenvolvendo durante a vida dos indivíduos.
E- Os processos de socialização antigos e modernos não se modificaram ao longo do tempo, pois os indivíduos se socializam da mesma forma.
5)processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária.(BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204).O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao *
1 ponto
A- Conteúdo ensinado nas escolas públicas.
B- Conflito preexistente entre classes sociais distintas.
C- Processo de interiorização do mundo social na consciência das crianças.
D- Fator biológico como definidor da personalidade.
E- Conjunto de influências dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
1-b) A compreensão das relações entre história e biografia pode ser entendida como expressão de um binômio que adquiriu bastante relevância na investigação e na teorização sociológicas: a relação entre indivíduo e sociedade.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Espanhol,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás