Leia o texto abaixo:
A Guerra mudou a situação das mulheres principalmente na Europa. Com os homens na frente de Batalha, elas assumiam seu lugar nas fábricas [...] e terminavam por exigir direitos e salários iguais. Na Grã-Bretanha, as mulheres que trabalhavam em fábricas de munições eram conhecidas como canários, por conta do tom amarelado que sua pele adquiria em contato com os explosivos. [...] As mulheres chegaram a participar diretamente da guerra. Na Rússia, o czar criou um batalhão feminino comandado por Maria Bochkavera que obteve sucesso contra os austríacos.
BRENER, Jaime. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Ática, 2000. p. 34. (Retrospectiva do século XX).
1. Com base no texto, o que se pode concluir sobre a participação das mulheres na Primeira Guerra? *
1 ponto
a) As mulheres participaram da guerra de diferentes formas: ficando dentro das casas cuidando das crianças, cozinhando e fazendo orações para que a guerra acabasse logo.
b) As mulheres não participaram da guerra de forma alguma: seguindo a ideia do “sexo frágil”, as mulheres ficaram resguardadas, evitando qualquer tipo de ação, pois o risco de morte era grande.
c) As mulheres participaram da guerra de diferentes formas: atuaram como operárias da indústria de munições, em substituição aos homens, e se engajaram nos batalhões de soldados que enfrentaram outros combatentes, a exemplo do que ocorreu na Rússia.
d) As mulheres participaram da guerra de diferentes formas: atuaram como operárias da indústria de munições, em substituição aos homens, e se engajaram nos batalhões de soldados que enfrentaram outros combatentes, a exemplo do que ocorreu na Rússia. Com isso, na maioria dos países, os homens passaram a ficar mais em casa enquanto as mulheres foram para as frentes de batalha.
Leia alguns artigos do Tratado de Versalhes:
Art. 45 – A Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...] das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. [...]
Art. 119 – A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. [...]
Art. 171 – Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra. [...]
Art. 232 – A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens.
MARQUES, Adhemar Martins et al. História contemporânea: textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1999.
2. Qual a principal preocupação do Tratado de Versalhes? *
1 ponto
a) Os vencedores da Primeira Guerra Mundial interessavam-se mais em estabelecer a paz na Europa e ajudar a Alemanha a se reerguer, evitando afetar sua produção econômica.
b) Os vencedores da Primeira Guerra Mundial interessavam-se mais em conquistar benefícios financeiros, impondo à Alemanha a perda de territórios e exigindo o pagamento de danos. A Alemanha foi punida e considerada culpada da guerra.
c) Os vencedores da Primeira Guerra Mundial interessavam-se mais em conquistar benefícios financeiros impondo à Alemanha a perda de territórios e exigindo o pagamento de danos. Fora isso, não houve outro tipo de punição à Alemanha.
d) Os vencedores da Primeira Guerra Mundial interessavam-se mais em restabelecer a paz na Europa. A punição da Alemanha com a perda de territórios e colônias foi uma forma bastante eficiente de evitar outra guerra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - C (As mulheres participaram da guerra de diferentes formas: atuaram como operárias da indústria de munições, em substituição aos homens, e se engajaram nos batalhões de soldados que enfrentaram outros combatentes, a exemplo do que ocorreu na Rússia.)
2 - B (Os vencedores da Primeira Guerra Mundial interessavam-se mais em conquistar benefícios financeiros, impondo à Alemanha a perda de territórios e exigindo o pagamento de danos. A Alemanha foi punida e considerada culpada da guerra.)
Explicação:
1 - A explicação é encontrada no próprio texto "A Guerra mudou a situação das mulheres principalmente na Europa. Com os homens na frente de Batalha, elas assumiam seu lugar nas fábricas [...] e terminavam por exigir direitos e salários iguais. Na Grã-Bretanha, as mulheres que trabalhavam em fábricas de munições eram conhecidas como canários, por conta do tom amarelado que sua pele adquiria em contato com os explosivos. [...] As mulheres chegaram a participar diretamente da guerra. Na Rússia, o czar criou um batalhão feminino comandado por Maria Bochkavera que obteve sucesso contra os austríacos."
2 - Não havia leis para reerguer a Alemanha, e a culpa da guerra foi jogada para eles; assim a letra "A" e a letra "D" não é uma opção, já que cita que os outros países queriam reerguer a Alemanha e/ou que as punições foram poucas, e isso é falso. Retiramos também a letra "C" da nossa caixa de opções, que implica que a culpa da guerra não foi jogada neles, quando na verdade, foi.
Neste contexto a participação feminina na guerra foi na base, por assim dizer. Elas davam munição, literalmente para que os homens fossem à guerra. Logo a alternativa correta para a primeira questão é letra “C” e para a segunda é “B”.
A migração feminina para o contexto fabril proporcionou intensas mudanças sociais, afinal, após a guerra as mulheres não queriam mais ser apenas donas de casa.
A maior intenção entre os vencedores Primeira Guerra Mundial com certeza foi financeira e territorial. E puniram fortemente a Alemanha, que além de tudo levou a derrota para a casa.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/1608913