Leia o texto a seguir.
Tragédia da seca e fome na Etiópia, em meio a guerras, mata 1 milhão de pessoas
Em 1984, a Etiópia, um dos países mais pobres do mundo, enfrentava a sua pior seca em 15 anos, e tropas do governo e rebeldes separatistas da província da Eritreia se enfrentavam. Com a fome e a guerra, o total de mortos foi de um milhão.
Em fins de setembro, 200 mil pessoas já tinham morrido por não terem o que comer. Dois meses depois, previa-se que, até o fim do ano, o número poderia chegar a 500 mil. Era uma repetição, em maior escala, da tragédia ocorrida em 1973, quando o país era governado pelo imperador Hailé Selassié, dono de uma fortuna avaliada em US$ 100 milhões, e 300 mil pessoas morreram de inanição. Em 1984, o país era administrado pelo coronel marxista Mengistu Hailé Mariam [...]. Mas, depois que, em outubro, a TV mostrou ao mundo as dimensões da catástrofe, as nações desenvolvidas começaram a agir.
[...]
No final do ano, o governo de Adis Abeba decidiu remover, para o Sul, um milhão de moradores das zonas mais afetadas pela seca. Duzentas mil pessoas morreram nessa migração forçada, vítimas de doenças, das más condições de alojamento e de falta de assistência médica. Passado um ano da divulgação da tragédia pela TV, ainda morriam de fome, por dia, dois mil etíopes, apesar de só os EUA terem contribuído com US$ 1 bilhão para a campanha humanitária.
No final de 1987, a história se repetiu. Uma nova seca e a mesma guerra colocaram em risco a vida de cinco milhões de pessoas. Dessa vez, a comunidade internacional se mobilizaria com mais rapidez. Mas, em 1991, os famintos da Etiópia precisariam dividir sua escassa comida com os miseráveis que cruzavam a fronteira com a Somália, fugindo de mais uma guerra civil.
TRAGÉDIA da seca e fome na Etiópia, em meio a guerras, mata 1 milhão de pessoas. O Globo, Rio de Janeiro, 10 set. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2016.
Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.
I. Milhares de pessoas morreram de fome na Etiópia, na década de 1980. A falta de alimentos tinha como causa principal as variações de ordem climática, já que nesse país predomina o clima desértico, com secas prolongadas.
II. A fome na Etiópia não foi causada apenas por fatores naturais, mas também políticos (há forte concentração de renda nas mãos dos governantes), e pelas guerras civis.
III. Os fatores naturais dificultam o cultivo de produtos agrícolas, entretanto, o mau uso do dinheiro arrecadado pelas campanhas humanitárias prolongou a crise alimentar na Etiópia.
Estão corretas:
(A)
as alternativas I e II.
(B)
as alternativas I e III.
(C)
as alternativas II e III.
(D)
todas as alternativas.
(E)
nenhuma das alternativas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
(A) as alternativas 1 e 2
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás