Leia o texto a seguir:
TEXTO 1
No Brasil, a quantidade de pesquisas de mestrado e doutorado em História que utilizam as fontes digitais ainda está muito aquém do potencial oferecido por este suporte documental. Certamente tal resistência está relacionada, em parte, com a herança metodológica positivista que privilegiava os “papéis” oficiais. Outra explicação para que a utilização das fontes digitais ainda seja ínfima diz respeito à ausência de uma ampla discussão teórico-metodológica acerca do assunto. Os primeiros trabalhos que utilizam documentos digitais são muito recentes e, de uma maneira geral, não realizam esta tarefa. Para que os historiadores aceitem definitivamente os documentos digitais enquanto fontes primárias, é necessária a sistematização teórica e metodológica que vai pautar esta prática. Isto só será concretizado quando houver um número significativo de pesquisas que utilizem fontes digitais.
TEXTO 2
As mudanças causadas pela tecnologia têm sido tão abrangentes e inovadoras que até mesmo conceitos estabelecidos como canais informais e canais formais são questionados por alguns autores, que alegam já não ser possível distinguir com clareza as diferenças entre eles. De fato, tornou-se difícil definir o que seja comunicação formal e informal, documento primário ou secundário. Dada a importância da literatura especializada para uma determinada área de conhecimento, a sua identificação, coleta, organização e preservação estão entre as responsabilidades mais importantes do profissional da informação. Não é uma tarefa muito fácil pois, como foi dito, o volume de publicações é muito grande e continua a crescer, e os formatos em que ocorrem estão também em evolução, complicando a identificação do material pertinente. Faltam instrumentos de busca adequados e abrangentes, especialmente quando a questão envolve pesquisas produzidas no Brasil.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As mudanças nas concepções sobre fontes de informação primária e secundária apontam para o domínio da linguagem tecnológica e para a extinção das fontes impressas, como afirmam os autores.
II Os pesquisadores do campo da história parecem questionar que os documentos digitais sejam originais tais como os impressos, por isso ainda há resistência em utilizá-los.
III. As fontes primárias e secundárias passam a ser vistas de forma diferente com o advento da tecnologia e sua difusão, apontando-se para a importância da realização de estudos sobre isso nos diferentes campos.
É correto o que se afirma em:
Grupo de respostas da pergunta
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
I e III, apenas.
Os autores nos textos acima procuram evidenciar a crescente primazia das tecnologias, em detrimento das fontes primárias e secundárias de informação, o que tem levado a uma extinção das fontes impressas.
Diante disso, trata-se de um fenômeno segregacionista, que leva os indivíduos a somente terem contato com fontes tecnológicas, que muitas vezes apresentam pouca credibilidade, e não contribuem para a qualificação do aprendizado.
avelinakapu:
II e III Estão corretas
Perguntas interessantes
Filosofia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás