Leia o texto a seguir. Sinopse Um casamento por interesse dá início à [...] história de O noviço. O inescrupuloso Ambrósio pensa que vai levar a melhor do casamento com Florencia, uma rica e ingénua viúva. Mas seu plano começa a ruir com a chegada surpreendente de Rosa, sua primeira mulher. (...) com esta peça - escrita por volta de 1845 - Martins Pena revela os bastidores da provinciana sociedade carioca de meados do século XIX, criticando com sutileza e bom humor os falsos moralistas, os políticos gananciosos, os religiosos da boca pra fora e as convenções de um meio social marcado pelo preconceito e pela hipocrisia.
Explique a crítica feita pela peça à educação dos jovens no século XIX.
Soluções para a tarefa
Na peça “O noviço”, escrita por Martins Pena, podemos evidenciar uma crítica feita à educação dos jovens no século XIX. Tal crítica se deve ao fato de que havia uma forte influência da figura paterna na escolha da carreira profissional dos filhos ou enteados.
- Na peça, o vilão Ambrósio se casa com a rica viúva Florência. Para manter seus interesses pela riqueza da viúva a salvo, Ambrósio decide encaminhar Carlos, sobrinho de Florência, ao seminário. Já Emília, filha da viúva, seria enviada para um convento, antes que se case e a mãe lhe deva pagar o dote. Juca, o segundo filho da viúva, deveria se tornar frade.
Enredo
Pelo enredo de “O noviço”, podemos compreender que o autor tece uma crítica em relação ao excessivo apego à vida religiosa dos filhos das classes mais abastadas da época. Tal conduta gera, além de insatisfação, o inconformismo, já que Carlos se recusa a se manter no seminário e foge. Além disso, outro ponto em que se observa o caráter crítico da história se relaciona à imposição dos pais diante da carreira profissional dos filhos.
Saiba mais sobre crítica em:
https://brainly.com.br/tarefa/356341