Pedagogia, perguntado por baby1665, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir:



Sabe-se, até hoje, que falar sobre o corpo não é só tratar de matéria. O corpo tem uma importância grande e interessante dentro do contexto social e filosófico. Sócrates e Platão são exemplos de filósofos que tentavam compreender o corpo de alguma forma. Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade. Mas nem sempre isso foi assim.



Fonte: FARHAT, Damian Guimarães Konopczyk Maluf. As diferentes concepções de corpo ao longo da história e nos dias atuais e a influência da mídia nos modelos de corpo de hoje. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.



Existem diferentes concepções de corpo e mente, criadas ao longo da história. Duas delas podem ser comparadas quando analisamos os escritos dos filósofos Descartes e Espinosa. Embora contemporâneos, eles concebem o ser humano de maneira distinta. Sobre o assunto, avalie as afirmações a seguir



I. Para Descartes, corpo e mente são separados e incomunicáveis. Sua frase mais famosa, “Penso, logo existo”, pode ser entendida como a valorização da mente sobre o corpo.



II. Espinosa estabelece que a comunicação entre corpo e alma decorre do fato de serem expressões finitas determinadas de uma mesma e única substância – a Natureza.



III. A concepção de Descartes é a que deve ser adotada pelos educadores, pois nos condiciona a pensar que português e matemática, matérias que trabalham mais com a cognição, são mais importantes no currículo escolar.



É correto o que se afirma em




I e II, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

II, apenas.

I, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Apenas a II.

As reflexões de Descartes, deram vida ao Racionalismo da Idade Moderna, e, deu base a diversas escolas de pensamento, defendendo a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.

Além disso, o que relaciona os dois autores, é o fato de Baruch Spinosa também ser um filósofo racionalista holandês, um dos mais importantes da filosofia moderna, e, junto a Descartes, serem oposto ao que se desenvolveria como o Empirismo. 

Perguntas interessantes