Matemática, perguntado por octaviovendelinospad, 8 meses atrás

Leia o texto a seguir:

[...] reforma eleitoral de 1881, ao elevar a renda mínima exigida para os votantes, reduziu o seu número de 1 114 066 para 145 296, cerca de 1% da população. A Constituição republicana, ao manter a exigência da alfabetização para a cidadania política, elevou essa proporção para não mais de 2% no momento inicial, e ela jamais ultrapassaria os 5% na vigência da Constituição de 1891. O voto aberto, em vez de secreto, também foi uma opção política da regulamentação eleitoral republicana que sinalizava na mesma direção.

MATTOS, Hebe. A vida política. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Coord.). A abertura para o mundo: 1889-1930. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. v. 3, p. 93.

1. O sistema eleitoral instituído pela Constituição de 1891 beneficiou qual segmento político? *

1 ponto

a) Oligarquias estaduais.

b) Imigrantes japoneses.

c) Mulheres e indígenas.

d) Pobres e analfabetos

Analise a imagem abaixo:



O coronel cearense Floro Bartolomeu, de calça clara e paletó preto, no centro, aparece sentado entre deputados cearenses, 1914. A fotografia sugere alguns elementos típicos da figura do coronel.

2. Com base na observação da fotografia e nos conteúdos sobre o coronelismo e as oligarquias na Primeira República, assinale a alternativa correta: *

1 ponto

a) O coronel era refém das forças políticas e não tinha nenhum poder.

b) A população tinha mais poder que o coronel local, pois era em maior número.

c) O coronel, membro da oligarquia local, tinha grande influência política.

d) Os deputados não gostavam dos coronéis e evitavam associar suas imagens às dos coronéis.

Soluções para a tarefa

Respondido por paivanatalia
5

1. a) Oligarquias estaduais.

Explicação: O sistema político não garantia que o voto representasse a vontade dos eleitores. O Brasil ainda não tinha uma Justiça Eleitoral e as eleições eram organizadas pelos políticos poderosos, chamados de coronéis em seus municípios. Com a República, as famílias mais poderosas de cada estado – as oligarquias estaduais – passaram a ter um enorme poder político. Para conquistar e manter o poder, os políticos saídos das famílias mais poderosas de cada estado induziam os eleitores a votar nos candidatos por eles indicados.

2. c)  O coronel, membro da oligarquia local, tinha grande influência política.

Explicação: Na Primeira República, o poder político estava concentrado num pequeno número de pessoas, de famílias abastadas, as oligarquias. Os coronéis, membros dessas famílias, eram pessoas influentes em sua região; tinham prestígio e poder, dominando a população local, que não tinha poder político. Os deputados mantinham estreita relação com os coronéis, garantindo assim sua eleição e manutenção na vida política.


kryminicejoaovictor: 2-c
Respondido por SANTOSFRANCIELI149
0

Resposta:

CORRETA É 1 A 2 C

Explicação passo-a-passo:

Perguntas interessantes